A colonização do saber: reflexões sobre a educação no Brasil colonial
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12663Palavras-chave:
colônia, ensino, jesuítas, reforma pombalinaResumo
Este ensaio tem como objetivo levantar algumas reflexões acerca da história da educação brasileira, em especial sobre as primeiras concepções de ensino desenvolvidas no país. A partir da concepção de que o ensino escolar brasileiro, desde o período colonial, foi desenvolvido como forma de auxiliar e reforçar o projeto colonizador europeu, destaco breves considerações de como, por meio do ensino escolar, foi sendo constituída uma configuração social excludente. Percebo que, o modelo eurocêntrico colonialista agiu de forma ativa na colonização do saber e pensamento. Assim, não só sob o domínio territorial, o ensino escolar desenvolvido no país auxiliou na incorporação de normas e valores sociais impostos pelos europeus. Análise essa que auxilia para compreender as continuidades e rupturas no ensino escolar do tempo presente, bem como servem para refletir a respeito do papel da educação e as expectativas construídas sobre ela no nosso tempo.
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