A colonização do saber: reflexões sobre a educação no Brasil colonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.12663

Palavras-chave:

colônia, ensino, jesuítas, reforma pombalina

Resumo

Este ensaio tem como objetivo levantar algumas reflexões acerca da história da educação brasileira, em especial sobre as primeiras concepções de ensino desenvolvidas no país. A partir da concepção de que o ensino escolar brasileiro, desde o período colonial, foi desenvolvido como forma de auxiliar e reforçar o projeto colonizador europeu, destaco breves considerações de como, por meio do ensino escolar, foi sendo constituída uma configuração social excludente. Percebo que, o modelo eurocêntrico colonialista agiu de forma ativa na colonização do saber e pensamento. Assim, não só sob o domínio territorial, o ensino escolar desenvolvido no país auxiliou na incorporação de normas e valores sociais impostos pelos europeus. Análise essa que auxilia para compreender as continuidades e rupturas no ensino escolar do tempo presente, bem como servem para refletir a respeito do papel da educação e as expectativas construídas sobre ela no nosso tempo.

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Biografia do Autor

Elenice de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Catarina. Graduada em história (2008) pela Unicentro, Sociologia (2016) Unip e Pedagogia (2020) pela Uninter. Professora de sociologia, SEED, Guarapuava-PR. Contribuição de autoria: autora. 

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

PAULA, E. de. A colonização do saber: reflexões sobre a educação no Brasil colonial . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e12663, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.12663. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/12663. Acesso em: 21 nov. 2024.