Sobre a Revista

A Revista Educação em Páginas tem como base a ampla área das Ciências Humanas e tem como foco a Área da Educação. Nesse sentido, a referida revista publica artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências relacionados aos diferentes campos de estudo e pesquisa em Educação, em suas diferentes formas de manifestação. Assim, a Revista Educação em Páginas não se restringe a um único campo temático da Educação, mas se estende a todos os diversos objetos de estudo presentes na pesquisa em Educação. 
ISSN: 2764-8028 - DOI: 10.22481/redupa - Criação: jul. 2022 - Área: Educação - Submissão de manuscritos: contínua - Periodicidade de publicação: fluxo contínuo

Edição Atual

v. 3 (2024): Edição 2024: publicação em fluxo contínuo
					Visualizar v. 3 (2024): Edição 2024: publicação em fluxo contínuo

Edição 2024: publicação em fluxo contínuo

Publicado: 2024-01-15

Artigos

  • Pesquisa na Educação: reflexões acerca das condições para a formação continuada em stricto-sensu

    Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Márcia de Souza Hobold
    e14123
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14123
  • O desenvolvimento infantil e a integração das tecnologias digitais na educação

    Bruna Silva Felix, Maria Inês Crnkovic Octaviani, Rafaela de Oliveira Falcão Freitas
    e13801
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13801
  • Análise da evolução do sistema educativo em Moçambique: reformas, características, constrangimentos e desafios

    Domingos Árabe, Francisco Uame, Agostinho Rosário Teimoso, António dos Santos João, Almeida Meque Gomundanhe
    e14265
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14265
  • O que quer o currículo para a educação infantil? Um gesto analítico dos documentos da política curricular

    Gilmara Santos de Jesus, Reginaldo Santos Pereira
    e14112
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14112
  • Um estudo sobre a educação em Bagé no período de redemocratização a partir do jornal DeFato (1986-1987)

    Matheus Rodrigues dos Santos, Alessandro Carvalho Bica
    e13787
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13787
  • Literatura indígena: aspectos culturais nos poemas de Márcia Kambeba

    Josiane do Nascimento da Silva
    e13804
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13804
  • Alfabetização: atuação docente e desafios no ensino remoto emergencial

    Andrezza Sibelly Soares Mendes, Adriana Cavalcanti dos Santos
    e13550
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13550
  • A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura

    Thaís Borges Moreira, Wanderson Diogo Andrade da Silva, Raquel Crosara Maia Leite
    e13823
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13823
  • Desafios do conservadorismo nas políticas de inclusão do surdo negro: o resgate da memória para superar obstáculos

    Wemerson Meira Silva, Igor Tairone Ramos dos Santos
    e13836
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13836
  • Ambiente virtual de aprendizagem como tecnologia emergente no processo de ensino e aprendizagem em Moçambique

    Ana Bela Carlos Ribeiro Jona, Gabriel Arlindo Mário Cuelia, Momade Suquia, Calisto Adelino Silvestre
    e14264
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14264
  • Pensar um fazer pedagógico crítico para a escola pública moçambicana

    Antoninho Alfredo, Eusébio Félix
    e13406
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13406
  • O impacto da plataforma Moodle no processo de ensino e aprendizagem híbrido em Moçambique

    Afonso Sefu, Natália Helena Fonseca Bolacha
    e14258
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14258
  • Qualidade de ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda e inserção profissional dos licenciados em ensino da matemática

    Marcos João Pucuta, Bonifácio dos Santos Luemba
    e13778
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13778
  • A ressignificação do uso de mídias visuais na melhoria dos processos de ensino das ciências sociais na cidade de Barranquilla

    Bryan Joaquín Arrieta Núñez, Aldo de Jesús González Peñaranda, Marco Aurelio Venegas Polo
    e14403
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14403
  • O Plano Nacional de Educação e os desafios para a formação continuada de professores no município de Ilhéus, BA

    Elaine Cristina Souza, Leila Pio Mororó
    e14451
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14451
  • Em busca de possibilidades para um ensino sobre tecnologia na educação básica

    Cristine Saibert
    e14362
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14362
  • Desafios da implementação do ensino (superior) online em Moçambique

    Felismino Basílio, Victória Júlio Tipira Basílio, Afonso Valentim Sefu
    e14317
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14317
  • Psicoeducação e andragogia: uma abordagem reflexiva na educação de adultos

    Trino Javier Gascón González
    e14933
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14933
  • Aplicação dos números complexos na resolução das equações do 2º grau na 11ª classe no magistério de Cabinda

    Marcos João Pucuta
    e13907
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13907
  • Explorando a gestão educacional: desafios e oportunidades na cultura da ignorância

    Gregory Milagros Azzi Bastardo
    e14934
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14934
  • Uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) como recurso didáctico no ensino de Biologia

    Balduíno Milton Mastade Aleixo, Belito Bento Manuel, Abú Juma Muinde
    e15093
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15093
  • Pode o/a subalterno/a(izado/a) pesquisar?

    Arthur Cardoso de Andrade
    e15043
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15043
  • Importância do currículo local no processo de ensino-aprendizagem

    Manuel Gaspar dos Santos
    e14651
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14651
  • O estudo de interlíngua na aprendizagem do Francês Língua Estrangeira na Escola Secundária de Lhanguene em Maputo

    Jamila Rahima Nhaca
    e14834
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14834
  • Invisibilidade feminina: o silenciamento de Maria de Soulé Theberge na educação da Ribeira dos Icós – CE

    Maryland Bessa Pereira Maia, Will Wanderkelly de Freitas Ribeiro, Inaiara Ferreira da Silva
    e15556
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15556
  • Demarcar, fiscalizar e educar: a biopolítica em Foucault e o plano de propaganda contra o analfabetismo

    Laísa Fernanda Santos de Farias
    e15557
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15557
  • Desafios do acesso à arte na educação brasileira

    Luiza Jairiane Batista Frota, Lilian Maria da Silva Mello
    e15558
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15558
  • Filantropia empresarial na educação brasileira: a máscara da beneficência

    Stephanie Barros Araújo, Caio César da Silva Araújo, Maria das Graças Barros
    e15560
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15560
  • O papel da prática de ioga no bem-estar subjetivo das crianças do pré-escolar: um estudo de caso

    Ana Raquel Gonçalves, Pedro Ribeiro Mucharreira
    e15569
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15569
  • Novas tecnologias no ensino de libras como L1

    Josevânia Dias Moreira Pereira, Monica de Gois Silva Barbosa, Alzenira Aquino de Oliveira
    e15537
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15537
  • Tecnologias e ensino-aprendizagem: realidade de Marajá do Sena – MA

    Jackeline de Freitas Nunes, Ingrid Sousa Carneiro, Ricardo de Carvalho Bezerra
    e15559
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15559
  • Pesquisas em Representações Sociais na pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

    Germinio José da Silva Junior, Denise Aparecida Brito Barreto
    e14404
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14404
  • Egressos da educação superior: o que dizem alguns estudos

    Eliana de Freitas Soares, Aleixo Castigo Muamununga, Alfredo Paulo, Vera Lucia Felicetti
    e14856
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14856
  • Embates ideológicos em torno do aluno: a alfabetização no Brasil a partir dos ensinamentos de Paulo Freire

    Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
    e14304
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14304
  • O ensino remoto emergencial em Nova Hartz/RS: limites e desafios da política pública

    José Jair Quadros de Almeida, Alexandre William Barbosa Duarte
    e15439
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15439
  • Estudos sobre trabalho docente no âmbito do Difort/CNPq

    Jenifer Maria Bomfim Nascimento, Claudio Pinto Nunes, Daniela Oliveira Vidal da Silva
    e15626
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15626
  • O papel da escola no desenvolvimento de identidade vocacional dos alunos: caso da Escola Secundária Geral de Muchenga

    Roberto Carlos Alberto de Sa' e Bonnet, Miguel Francisco Eduardo Muzawanga, Almeida Meque Gomundanhe
    e15693
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15693

Resenhas

  • Sala de aula sem paredes: uma reflexão crítica

    Jean Carlos da Silva Monteiro
    e13895
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13895
  • Precisamos falar sobre o ensino remoto e a prática docente no primeiro ano da pandemia da covid-19

    Silmara Cavalcante Oliveira de Araujo, Cristiano Mezzaroba
    e14655
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14655

Ensaios

  • Africanidades, Orixás e Flamengo: um olhar a partir da lei 10639/2003

    Perolina Souza Teles, Wolney Nascimento Santos, Fabio Zoboli
    e14369
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14369
  • Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica

    Ricardo Fraklin de Freitas Mussi, Marizete de Carvalho Cardoso Teixeira, Iamara Junqueira Sousa Carvalho, Alexandra Valéria Flora Gama, Marta Juvênia Navarro Caramelo, Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Claudio Bispo de Almeida
    e14869
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14869
  • Snowball sampling no exercício de revisar literatura: notas sobre o potencial dialógico

    Camila Ferreira da Silva, Rodrigo de Macedo Lopes
    e14789
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14789

Sessão Temática

  • Papel da escola no ensino de valores políticos, éticos e estéticos para crianças na educação infantil

    Maria Souza dos Santos, Andreia Mendes dos Santos
    e15638
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15638
  • Neurodidática e xadrez, caminhos iniciais de formação de professores de educação infantil

    Isolina Majul Martínez, Adriana del Rosario Pineda Robayo
    e15632
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15632
  • As crianças no TikTok: uma análise sobre a exposição infantil na rede social

    Glenda Malta de Almeida, Késia Wilds Santos Oliveira, Viviane de Bona
    e15631
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15631
  • Estratégias pedagógicas que fortalecem habilidades emocionais na infancia

    Alexandra Bustamante, Lucy Andrade
    e15639
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15639
  • Abordagem piagetiana e a integração de jogos na educação infantil: reflexões para a prática pedagógica

    Alexsandra Massaneiro Fernandes, Ligia Caróle Sales Paes, Dieisy Ghizoni Santos, Madalena Pereira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15635
  • Práticas pedagógicas de educação ambiental na educação infantil

    Ticiana Dutra, Lucia Ceccato de Lima, Jaime Farias Dresch
    e15642
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15642
  • O lúdico na aprendizagem na percepção de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental

    Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Cristiane Costa Carlos, Gabryiela Pires dos Santos, Maysa da Ressurreição Freitas
    e15652
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15652
  • Lúdico, jogos e brincadeiras: um olhar de professoras da educação infantil em Lages/SC

    Yara Castro de Borba, Josilaine Antunes Pereira
    e15721
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15721
  • Políticas públicas e bem-estar infantil no México: uma análise multidimensional no contexto do PND 2019-2024

    Febe Madai Martínez de la Vega, Zaira Navarrete Cazales
    e15636
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15636
Ver Todas as Edições