Anúncios

Nota de Esclarecimento sobre o funcionamento do Portal de Periódicos da Uesb

2025-05-29

A Reitoria da UESB publicou uma nota sobre o problema ocorrido no Portal de Periódicos. A nota pode ser lida clicando aqui!

Diante dos problemas informados, comunicamos às(aos) autoras(es) que:

  • 1 - Os artigos publicados nos anos de 2023 e 2024 estão com um endereço diferente do que foi publicado anteriormente. Porém, informamos que a Diretoria de Publicações Digitais está trabalhando para alterar para o endereço originalmente publicado.
  • 2 - Os cadastros e Submissões realizados de fevereiro de 2023 a abril de 2025 foram perdidos, com isso, não está sendo possível acessar o sistema e verificar as submissões realizadas. Porém, a Diretoria de Publicações Digitais está realizando a busca das submissões realizadas para inclusão dos cadastros dos autores principais e das submissões realizadas. Caso necessário, solicitaremos, via e-mail, o envio do arquivo da submissão. 
  • 3 - Caso os autores nas condições ora mencionadas optem, poderão realizar um novo cadastro e nova submissão. Nesta nova submissão, deverá ser informado, em "Comentários para o editor", que se trata de uma submissão pela perda ocorrida.

Dúvidas poderão ser sanadas pelo email publicacoes.digitais@uesb.edu.br

Saiba mais sobre Nota de Esclarecimento sobre o funcionamento do Portal de Periódicos da Uesb

Edição Atual

v. 4 n. 04 (2025): Publicação em fluxo contínuo
					Visualizar v. 4 n. 04 (2025): Publicação em fluxo contínuo
Publicado: 2025-06-20

Artigos

  • Políticas curriculares da educação do campo: uma análise a partir das teorias da educação

    Vilma Áurea Rodrigues, Tatyanne Gomes Marques , Amanda Áurea Rodrigues
    e15862
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15862
  • Diferentes dimensões para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas: um estudo de caso

    Gabriela de Araujo Oliveira, Louise Lima
    e15640
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15640
  • A educação básica no méxico: avanços digitais, desafios da pandemia e aprendizados para o futuro

    Ileana Rojas-Moreno, Lorena Antonio-Fonseca, Zaira Navarrete-Cazales
    e15907
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15907
  • Filosofia para crianças e incentivo ao pensamento crítico desde a primeira infância

    Bryan Joaquín Arrieta Núñez, Frensis Isaac Salcedo Fontalvo, José David Sánchez Reales, Aldo de Jesús Gonzalez Peñaranda
    e15949
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15949
  • Influência da variedade linguística moçambicana nos textos produzidos pelos estudantes universitários

    Sousa Horácio Bartolomeu, Júlio Bernardo Sandaca
    e15884
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15844
  • O contributo do conselho escolar na qualidade do processo de ensino-aprendizagem

    Jaime Ádamo Caísse, Abú Juma Muinde, Balduíno Milton Mastade Aleixo
    e15792
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15792
  • A privatização digital da educação e seus impactos no currículo escolar: uma análise crítica

    Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
    e15914
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15914
  • Papel desempenhado pelos professores na promoção do desenvolvimento psicossocial dos alunos do ensino primário Cabinda/Angola

    Bonifácio dos Santos Luemba, Gilberto Maloco Mpaca Gimbi
    e15980
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15980
  • O conceito de alienação na interface com a polìtica

    Davi Amancio de Souza, Arlete Ramos dos Santos
    e15964
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15964
  • Orientação psicológica a demandas escolares: relato de experiência entre a clínica e a escola

    Julie Evilin Lopes Donato, Luis Filipe Oliveira Ferraz, Pablo Mateus dos Santos Jacinto
    e17146
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17146
  • Desafios de educação superior em Moçambique na construção da identidade para a promoção do desenvolvimento do capital humano

    Felisberta Veronica Finiasse Amisse Aleixo, Balduíno Milton Mastade Aleixo, Abú Juma Muinde, Delfim Valdemiro Luís Jone da Silva
    e17145
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17145
  • O ensino de geografia em foco: saberes docentes e pensamento geográfico na produção acadêmica

    Débora Costa Assunção, Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
    e17136
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17136
  • Extensão universitária e pesquisa participante na formação de professores da EJA: práticas educativas e experiências formativas

    Isaura Francisco de Oliveira, Iure Dourado Coelho, Cecilia Conceição Moreira Soares
    e17244
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17244
  • A língua japonesa na E.E.T.I. Bilíngue Português-Japonês Professora Jacimar da Silva Gama

    Cristina Rosoga Sambuichi, Fernanda Melo Barbosa, Lorena Elizabeth Otani
    e17325
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17325
  • Percepções dos professores de matemática na análise do material didático de educação financeira em uma escola de Tianguá-Ceará

    Paulo Vitor da Silva Santiago, Francisco Cleuton de Araújo, Benedito dos Reis Brito, Fernanda Costa dos Reis
    e17183
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17183
  • Reflexão para um ensino humanizado em Moçambique a partir da sociologia fenomenológica de Alfred Schütz

    Antoninho Alfredo, Eusébio Félix
    e17154
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17154
  • Silenciar para dominar: a liberdade de cátedra sob ataque no “Escola Sem Partido”

    Alan Araujo Barbosa
    e17218
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17218
  • O potencial pedagógico dos memes na educação: revisão integrativa da literatura (2020–2025)

    Fabio Heiji Horota, Marilete Calegari Cardoso
    e18032
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.18032
  • Educação do campo e currículo em disputa: uma leitura das produções da ANPEd à luz do hibridismo cultural

    Almir João da Rocha
    e17666
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17666
  • O olhar docente sobre a seleção e a utilização de livros didáticos de ciências

    Mariana Ferreira Bittencourt, Edinaldo Medeiros Carmo
    e17517
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4i04.17517

Resenhas

Entrevistas

  • Os desafios da classe trabalhadora e a formação de professores no âmbito da educação do campo

    Celi Nelza Zulke Taffarel, Arlete Ramos dos Santos
    e16229
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.16229

Ensaios

  • Leitura, escola e projeto de vida: uma interface na formação do estudante da educação básica no século XXI

    Francisco Lucas Ferreira Barbosa
    e15834
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15834
  • O Flamengo e a cultura popular brasileira: encontros entre personagens e contos

    Fabio Zoboli, Elder Silva Correia, Perolina Souza Teles
    e15946
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15946

Conferências

  • Políticas e práticas pedagógicas em formação docente: processos em disputa

    Mariana Sarni
    e15950
    DOI: https://doi.org/10.22481/redupa.v4.15959
Ver Todas as Edições