Research in Education: reflections on the conditions for continued training in stricto-sensu

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14123

Keywords:

estudiante/investigador, formación, postgrado en stricto sensu

Abstract

This essay proposes to discuss the issues that permeate the academic trajectory of stricto sensu postgraduate students, the training of new researchers, the research elaboration process, epistemological paradigms, theoretical choices, research methods and techniques, for the preparation of master's dissertations and doctoral theses, in the light of Mazzotti-Alves (2012), Nobrega-Thérrien (2004, 2021) and Severino (2012). We concluded that the trajectory of the student/researcher depends not only on personal choices, but also on the objective and subjective conditions present and/or absent in Academy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Silvia Zimmermann Pereira Guesser, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE-UFSC). Integrante da pesquisa interinstitucional: Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional, realizada pela UFRJ, UFSC e UECE, vinculada ao Edital UNIVERSAL 2018 do CNPq. Professora na Rede Municipal de Educação do Município de Antônio Carlos - SC.

Contribuição de autoria: autora.

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE. 

References

CASTRO, Cláudia Moura. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis educativa. Organização e notas Ana Maria Araújo Freire. – 2. Ed. rev. - São Paulo: Editora UNESP, 2003.

LAFFIN, Maria Hermínia Lage Fernandes; LAFFIN, Marcos. Itinerários do projeto da pesquisa e seus componentes epistemológicos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 469-491, abr./jun. 2020. Disponível em? https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12344/8955. Acesso em: 09 mai.2023

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: EPU, 2018.

MAZZOTTI-ALVEZ, Alda Judith. A “Revisão da bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.

NÓBREGA-THERRIEN, Silva Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 15, n. 30, p. 05-16, dez. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312004000100001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 abr. 2023.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. O estado da questão: uma abordagem metodológica de produção de trabalhos científicos. In:NUNES, João Batista Carvalho; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria (Org). Pesquisa Cientifica para iniciantes: retomando o debate. EdUECE, Fortaleza-CE, 2021.p. 25-47.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2012.

SAVIANI, Dermeval. A pós-graduação em educação no Brasil: pensando o problema da orientação. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.

SEVERINO, Antônio Joaquim. A pesquisa na pós-graduação em educação. Revista Eletrônica de Educação, v. 1, n. 1, set. 2007. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4/4. Acesso em: 27 mar.2023

SEVERINO, Antônio Joaquim PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 26, p. 13-27, jan./abr. 2009. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/dialogo?dd99=pdf&dd1=2580. Acesso em: 27 mar.2023

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIACHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (organizadores). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2012.

WILSON, Shawn. Research Is Ceremony: Indigenous Research Methods. Black Point, Nova Scotia: Fernwood Publishing, 2008.

Published

2024-01-15

How to Cite

GUESSER, S. Z. P.; HOBOLD, M. de S. . Research in Education: reflections on the conditions for continued training in stricto-sensu. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14123, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14123. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14123. Acesso em: 21 dec. 2024.