Novas tecnologias no ensino de libras como L1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15537

Palavras-chave:

novas tecnologias, ensino de libras, libras como primeira língua

Resumo

Os surdos, ao longo de sua história educacional, passaram por diversos métodos de ensino que não valorizaram a língua de sinais (QUADROS, 1997; SOUZA, 2014), o que resultou em defasagem educacional. A educação bilíngue, que considera a língua de sinais como língua de instrução dos surdos, por ser sua primeira língua - L1, é uma filosofia educacional considerada efetiva na educação dos surdos. Com o advento das novas tecnologias, proporcionando novas possibilidades na área do ensino-aprendizagem, este trabalho propõe sopesar esses recursos no ensino de Libras para surdos. Tendo em vista que a Libras é uma língua de modalidade visual- espacial, acreditamos que as novas tecnologias podem oferecer uma maior acessibilidade visual na educação dos surdos potencializando o aprendizado. Com isso, o objetivo do trabalho é compreender a importância e as possibilidades do uso das novas tecnologias no ensino de Libras como L1. Para isso, iremos dialogar com alguns autores que abordaram esses temas e depreender de seus trabalhos a importância desses recursos na educação, sobretudo na educação dos surdos, considerando a Libras como L1. Diante dos resultados e reflexões foi possível perceber que as novas tecnologias abrem novas possibilidades para o ensino de Libras para surdos.

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Biografia do Autor

Josevânia Dias Moreira Pereira, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Professora de Libras. Advogada. Mediadora habilitada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Facilitadora em Círculo de Justiça Restaurativa e de Construção de Paz.

Contribuição de autoria: escrita, análise e interpretação dos dados.

Monica de Gois Silva Barbosa, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. Professora assistente da Universidade Federal de Sergipe. Participa como pesquisadora dos grupos de pesquisa: GEPIADDE- Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades e Diferenças na Educação; GEMADELE- Elaboração e análise de material didático para ensino de línguas estrangeiras/adicionais e PortS - Grupo de Pesquisa em estudos sobre Língua Portuguesa para Surdos.

Contribuição de autoria: escrita, análise e interpretação dos dados.

Alzenira Aquino de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professora Assistente da Universidade Federal de Sergipe.

Contribuição de autoria: escrita, análise e interpretação dos dados.

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

PEREIRA, J. D. M.; BARBOSA, M. de G. S.; OLIVEIRA, A. A. de. Novas tecnologias no ensino de libras como L1. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15537, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15537. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15537. Acesso em: 2 dez. 2024.