Invisibilidade feminina: o silenciamento de Maria de Soulé Theberge na educação da Ribeira dos Icós – CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15556

Palavras-chave:

história da educação, História das Mulheres, Maria de Soulé, invisibilidade

Resumo

O objeto deste artigo procura analisar o silenciamento da personagem Maria de Soulé Theberge na educação da antiga província da Ribeira dos Icós, atual cidade do Icó-Ceará. O campo teórico o qual o trabalho foi embasado teve como principais referências Perrot (2017), ao discutir a história das mulheres ao longo dos tempos, Telles (1993) sobre a a história das mulheres no Brasil e Guedes (2022) sobre a presença feminina na educação. A análise baseou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa, ao usar a pesquisa exploratória como referência para mapear a identidade de Maria Angelica de Soulé e seu caminho educativo no município do Icó-Ce. Na análise dos documentos duas categorias foram identificadas, a primeira a construção da identidade feminina de Maria de Soulé e depois a contribuição na história da educação musical do Icó pela personagem. Dessa forma, foi possível verificar que a invisibilidade na história das mulheres se dá pela ausência de suas falas, que com comprometimento de pesquisa é possível evidenciar suas trajetórias.

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Biografia do Autor

Maryland Bessa Pereira Maia, Universidade Estadual do Ceará- FECLI/UECE - Brasil

Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, Professora Assistente UECE/FECLI e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá/RJ.

Contribuição de autoria: organização do objeto de pesquisa, pesquisa documental e estrutura do texto.

Will Wanderkelly de Freitas Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba – PPGL/UFPB - Brasil

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/UERN. Professor Assistente  do Curso de Letras – Português da Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Iguatu da Universidade Estadual do Ceará – FECLI/UECE.

Contribuição de autoria: Revisão textual, inserção de referências no texto escrito e acréscimo de comentários.

Inaiara Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Ceará – FECLI/UECE - Brasil

Aluna do Curso de Pedagogia FECLI/UECE.

Contribuição de autoria: colaborou com o levantamento de dados para pesquisa.

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Publicado

2024-11-23

Como Citar

MAIA, M. B. P.; RIBEIRO, W. W. de F.; SILVA, I. F. da. Invisibilidade feminina: o silenciamento de Maria de Soulé Theberge na educação da Ribeira dos Icós – CE. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e15556, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15556. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15556. Acesso em: 2 dez. 2024.