Invisibilidade feminina: o silenciamento de Maria de Soulé Theberge na educação da Ribeira dos Icós – CE
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15556Palavras-chave:
história da educação, História das Mulheres, Maria de Soulé, invisibilidadeResumo
O objeto deste artigo procura analisar o silenciamento da personagem Maria de Soulé Theberge na educação da antiga província da Ribeira dos Icós, atual cidade do Icó-Ceará. O campo teórico o qual o trabalho foi embasado teve como principais referências Perrot (2017), ao discutir a história das mulheres ao longo dos tempos, Telles (1993) sobre a a história das mulheres no Brasil e Guedes (2022) sobre a presença feminina na educação. A análise baseou-se em uma abordagem de pesquisa qualitativa, ao usar a pesquisa exploratória como referência para mapear a identidade de Maria Angelica de Soulé e seu caminho educativo no município do Icó-Ce. Na análise dos documentos duas categorias foram identificadas, a primeira a construção da identidade feminina de Maria de Soulé e depois a contribuição na história da educação musical do Icó pela personagem. Dessa forma, foi possível verificar que a invisibilidade na história das mulheres se dá pela ausência de suas falas, que com comprometimento de pesquisa é possível evidenciar suas trajetórias.
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