O papel da prática de ioga no bem-estar subjetivo das crianças do pré-escolar: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15569Palavras-chave:
bem-estar, ioga, pré-escolarResumo
O ioga surge como uma prática de promoção da saúde física, psico-emocional, social e espiritual com cada vez mais adeptos. Considerada património imaterial da UNESCO, e com benefícios comprovados pela evidência, a prática de ioga surge como uma atividade com efeitos terapêuticos, podendo a sua prática ser estendida à população infantil. Num tempo em que o bem-estar e a saúde mental assumem um papel primordial no estabelecimento de um crescimento saudável, e com o aparecimento de novas patologias de saúde mental em pediatria, a adopção de comportamentos e hábitos promotores de bem-estar, e de saúde, surgem como uma mais-valia, nos diferentes ambientes ecológicos de desenvolvimento das crianças, na qual a escola está presente. Neste contexto, surge a problemática deste estudo de caso, tendo a seleção do tema de investigação sido impulsionado quer pela formação como praticante e professora de ioga para crianças, quer pela curiosidade e pela necessidade em fundamentar cientificamente os efeitos imediatos da prática de ioga em crianças em idade pré-escolar. Esta curiosidade foi suscitada face ao facto de existirem estudos com crianças em idade escolar, mas sem se terem verificado observações, com base na evidência, em crianças dos 3 aos 5 anos.
Downloads
Referências
AKNIN, Lara; DE NEVE, Jan; DUNN, Elizabeth; FANCOURT, Daisy; GOLDBERG, Elkhonon; HELLIWELL, John; JONES, Sarah; KARAM, Elie; LAYARD, Richard; LYUBOMIRSKY, Sonja; RZEPA, Andrew; SAXENA, Shekhar; THORNTON, Emily; VANDERWEELE, Tyler; WHILLANS, Ashley; ZAKI, Jamil; KARADAG, Ozge; BEN AMOR, Yanis. Mental Health During the First Year of the COVID-19 Pandemic: A Review and Recommendations for Moving Forward. Perspectives on Psychological Science, v. 17, n. 4, p. 915-936, 2022.
AMADO, João. Análise de conteúdo. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BARDIN, Laurence. Análisis de contenido. Madrid: Akal ediciones, 2002.
BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artmed, 1996.
DIENER, Ed; SELIGMAN, Martin; CHOI, Hyewon; OISHI, Shigehiro. Happiest People Revisited. Perspectives on Psychological Science, v. 13, n. 2, p. 176-184, 2018.
FERRAROTTI, Franco. Sociologia. Lisboa: Teorema, 1985.
GALINHA, Iolanda; PAIS RIBEIRO José Luís. História e evolução do conceito de bem-estar subjectivo. Psicologia, Saúde e Doenças. v. 6, n. 2, p. 203-214, 2005.
GONÇALVES, Ana Raquel. A Montanha do Amor. Braga: Betweein edições, 2020.
KABAT-ZINN, Jon. Mindfulness-based interventions in context: Past, present, and future. Clinical Psychology: Science and Practice, v. 10, n. 2, p. 144–156, 2003.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação, 1997.
MOZZATO, Anelise; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 4, p. 731-747, 2011.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente – um estudo de caso. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro; CERDEIRA, Luísa. A formação docente em Portugal: o papel das instituições do ensino superior na formação dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário. In CABRITO, Belmiro; MACEDO, Jussara; CERDEIRA, Luísa (Orgs.). Ensino Superior no Brasil e em Portugal – atualidades, questões e inquietações. Lisboa: EDUCA, p. 207-226, 2018.
PORTILHO, Flávia; SÁ, Antonio. Ioga Educativa em Escolas no Ensino Fundamental. Paideia, v. 16, n. 25, p. 97-124, 2021.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva, 2003.
REGAN, Annie; RADOŠIĆ, Nina; LYUBOMIRSKY, Sonja. Experimental effects of social behavior on well-being. Trends in cognitive sciences, v. 26, n. 11, p. 987–998, 2022.
SÁ, Eduardo. O Medo é um Bicho Mau. Lisboa: Livros Horizonte, 2024.
SIMÕES, Bruna; MIZUNO, Julio; ROSSI, Fernanda,. Yoga para crianças: um estudo de revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 13, n. 27, p. 597–618, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação em Páginas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.