Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253

Palavras-chave:

Entrevista Interativa, Dispositivo de formação, Instrumento

Resumo

O presente estudo objetiva ensaiar um caminho autoral para realizar aproximações dialógicas, reflexivas e criativas através de uma gramática outra para produção de conhecimento, a qual denominamos de Entrevista Interativa (EI). Para tanto, apresentamos concepções teórico-metodológicas que subsidiaram o desenvolvimento desse instrumento de investigação e de formação, através de estudos da fenomenologia, das pesquisas qualitativas e dos estudos sociológicos. Além disso, enquanto dispositivo de formação, alicerçado em bases epistemológicas que valorizam a subjetividade, o entendimento é de que se faz necessário elaborar uma estratégia de interação. Nela devem ser desenhados caminhos para promover estímulos no corpo e na mente das(os) pesquisadas(os), deslocando o ato de entrevistar do lugar de pergunta-resposta e dando-lhe contornos sensíveis, de modo a constituir materialidade ao entendimento da adjetivação “Interativa”. A EI opera uma estratégia aberta, flexível, criativa e situada histórico culturalmente, imprimindo um caminho singular e autêntico, para que cada pesquisador(a) possa conduzir a entrevista, adotando laços simbólicos e semânticos entre companheiras(os) de pesquisa e o objeto de estudo anunciado. Assim, a EI estimula a participação e se apresenta como alternativa dotada de autenticidade de dispositivo de interação-formação, apontando condicionantes possíveis para multiplicarmos procedimentos em pesquisas qualitativas.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da UESB, Itapetinga e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB)

Marta de Souza França, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA, Feira de Santana.

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Ferreira, L. G., & França, M. de S. (2023). Entrevista interativa: um ensaio para desenhar o instrumento. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14253