QUANDO O DIÁLOGO FREIREANO É BASE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9497

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Ensino Fundamental, Paulo Freire, Diálogo Freireano, Organização do Trabalho Pedagógico

Resumo

Neste artigo objetivamos identificar as estratégias de organização do trabalho pedagógico inclusivo, no âmbito da sala de aula e      da escola, desencadeadas a partir de um diálogo propositivo. Sendo assim, relatamos parte de uma pesquisa realizada numa escola privada de médio porte de uma capital do Nordeste, por um período de um semestre, quando foram realizadas observações e conversas com diferentes profissionais que a compõem. O diálogo freiriano se fez presente em todos os momentos do percurso, constituindo-se enquanto alternativa de escuta, acolhimento e problematização do fazer e do saber docente. Desse modo, identificamos algumas estratégias vivenciadas durante o diálogo estabelecido com o contexto escolar, quais sejam: o acompanhamento ao/à professor(a) regente, a participação de professor(a) auxiliar, o trabalho ético com todos os/as estudantes, a participação da família e a colaboração de profissionais de fora da escola. Por fim, entendemos que o diálogo freireano pode e deve ser utilizado como um recurso para uma crítica à realidade educacional, a construção coletiva, a tomada de decisão e o desenvolvimento pessoal e profissional. A presença do diálogo no ambiente escolar promove uma aproximação entre as pessoas que compõem a comunidade educativa, como também entre os seus discursos, estabelecendo redes de colaboração. Por esse motivo, é preciso compartilhar, com todos(as) os/as envolvidos(as), os interesses, os dilemas e as estratégias do processo inclusivo, sejam eles pais, profissionais extra escola e estudantes.

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Biografia do Autor

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba

Curioso por conhecer as questões do desenvolvimento e da aprendizagem nos humanos, começou ensinando às crianças e agora se dedica aos professores na UFPB, Campus II, Areia/PB. Graduado em Pedagogia (UFRN), Doutor em Educação Especial (UFSCar). Líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB/IFSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares - GEPPC (UFPB). Entende que a Ciência, sozinha, não dá conta de respostas, por isso tem se aproximado da Arte e da Filosofia enquanto campos de estudo que dialogam com a Educação. Sonha com um mundo melhor, por isso não apoia o governo que está comandando o Brasil e nem as posturas fascistas que têm se manifestado fortemente na atualidade.

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Tinôco, S. (2021). QUANDO O DIÁLOGO FREIREANO É BASE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-18. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9497

Edição

Seção

Dossiê Temático