v. 2 n. 5 (2021): jul./set.

					Visualizar v. 2 n. 5 (2021): jul./set.
Publicado: 2021-09-30

Expediente

Editorial

  • Editorial

    Mara A. Alves da Silva
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9578

Dossiê Temático

  • APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO: 100 ANOS DE (RE)EXISTÊNCIA

    Lúcia Gracia Ferreira, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Saimonton Tinôco
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9574
  • PAULO FREIRE E O TRANSCOMPLEX DECOLONIAL EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA SEGURANÇA EM UMA CHAVE LIBERADORA

    Milagros Elena Rodriguez
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.8874
  • QUANDO O DIÁLOGO FREIREANO É BASE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

    Saimonton Tinôco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9497
  • CONTRIBUTOS FREIRIANOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS EM CONTEXTO DE PANDEMIA

    Lilian Moreira Cruz, Edite Marques de Moura, Cláudia Celeste Lima Costa Menezes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9194
  • DE PONTO EM PONTO, DO B-A-BA À LEITURA DE MUNDO: VIVÊNCIAS FREIRIANAS PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR

    Daiane Lopes dos Santos, Alice Costa Macedo
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9261
  • A OBRA DE PAULO FREIRE SOB A PERSPECTIVA DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO

    Mauro Sérgio Santos da Silva
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9171
  • A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE COMO SUBSIDIO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19

    Elson de Souza Lemos
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9444
  • MULHERES, TRABALHO E EDUCAÇÃO: ENTRE A DOMINAÇÃO E O DISCURSO DEMOCRÁTICO

    Gisele Cristine da Silva Dantas, Noelma Silva, Carla Sabrina Xavier Antloga
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9226
  • DIALOGICIDADE EM TEMPOS DIGITAIS: O LEGADO DE PAULO FREIRE À CONSTITUIÇÃO DA PRÁXIS DOCENTE (RE)EXISTENTE

    Nilton Bruno Tomelin, Rita Buzzi Rausch
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9191
  • A ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA PONTE DIALÓGICA COM A LINGUÍSTICA APLICADA

    Ana Maria Oliveira Lima, Ester Maria de Figueiredo Souza
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9542
  • ENSINAMENTOS FREIREANOS COMO ORIENTADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Maria Helena da Costa Bianchi, Maria Lucivane de Oliveira Morais
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9228
  • É PRECISO MAIS PAULO FREIRE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E UMA CONVERSA DE UM JOVEM PROFESSOR GAY COM O PATRONO DA EDUCAÇÃO, AMBOS ANTIFASCISTAS

    Franklin Kaic Dutra-Pereira
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9486
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DE LIBERDADE EM PAULO FREIRE

    Maria Jucilene Lima Ferreira, Paulo A. Santos Júnior
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9227

Ensaios

  • ESCOLA PÚBLICA, FORMAÇÃO DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

    Carlos Marcelo Cavalheiro Félix
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.8836

Artigos

  • PESQUISA COM CRIANÇAS: AUTORES E ATORES DA SUA HISTÓRIA

    Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9584
  • CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS DOS/NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: VOZES DE ESTAGIÁRIOS

    Lúcia Gracia Ferreira, Roberta Melo de Andrade Abreu
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9557
  • EDUCAÇÃO CRÍTICA E IDEOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: COLOCANDO OS PINGOS NOS ‘IS’

    Eduardo Henriques
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.8892
  • PREVENÇÃO AO USO ABUSIVO DE DROGAS: UMA ANÁLISE FOCALIZADA NO PAPEL DA ESCOLA E DE SEUS ATORES

    Josef Talson Teixeira de Araujo, Gabriel Ribeiro
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9549
  • TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: NARRATIVA DE UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

    Anália Carina Pereira Lopez Nascimento, Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9568
  • FUTEBOL E RACISMO: ALGUMAS REFLEXÕES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

    Marinete da Frota Figueredo, Marlon Messias Santana Cruz
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.7632

Resenha - Dossiê Temático

  • PEDAGOGIA DO COMPROMISSO: AMÉRICA LATINA E EDUCAÇÃO POPULAR

    Arthur Breno Stürmer
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9235