TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE: NARRATIVA DE UMA VIVÊNCIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9568Palavras-chave:
Transtornos psicológicos, Vivência, Aprendizagem, AdoecimentoResumo
Esta investigação propôs analisar as implicações do Transtorno de Personalidade Borderline no percurso acadêmico de discentes do Ensino Superior, bem como situações de enfrentamento na trajetória formativa. A abordagem qualitativa adotada foi descritiva, na forma de estudo de caso, tendo como foco a vivência acadêmica no Ensino Superior. A participante foi selecionada a partir de um levantamento realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência (NAIPD/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) dos discentes que apresentaram laudo comprovando o transtorno e atendidos pelos serviços de assistência estudantil da instituição. Através da entrevista narrativa, a participante, narrou situações significativas da sua trajetória, bem como a sua compreensão como um sujeito Border. A análise dessa narrativa permitiu identificar que as características comportamentais apresentadas corresponderam as de um indivíduo Borderline: estado dissociativo ou de despersonalização, solidão, sinais de ansiedade e transtorno obsessivo compulsivo. Foram identificados, também, como pontos significativos na trajetória acadêmica da discente, a importância do papel do professor no auxílio e no acolhimento a esses alunos. Por fim, o adoecimento psíquico tem seus desafios, mas também suas vitórias: a superação e o desejo de se encontrar e ser alguém que pode contribuir com responsabilidade dentro e fora da universidade.
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