A ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA PONTE DIALÓGICA COM A LINGUÍSTICA APLICADA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9542Palavras-chave:
Linguagem, Identidade, Paulo FreireResumo
O artigo enfoca ideias freireanas, cotejando as noções de linguagem e identidade, temas que são referenciados na obra freireana e na Linguística Aplicada. Debruça-se sobre aspectos sociológicos, educacionais e referentes à linguagem, o que nos apontam caminhos para uma abordagem dialógica com a Linguística Aplicada Crítica, pelo viés transdisciplinar. A transdisciplinaridade é mobilizada, neste estudo, pela ligação entre as áreas de conhecimento que possuem objetos específicos, mas que revelam a necessidade de compor uma rede de para interpretar o fazer ético da pesquisa. Desta forma, contribuímos com a discussão a respeito da atualidade do pensamento freireano, em constante busca pela sua assunção no e para mundo. O percurso metodológico é de natureza bibliográfica, apresentando a pedagogia freireana articulada com a Linguística Aplicada, sob a perspectiva da linguagem, do diálogo e das identidades – inquietações surgidas durante pesquisa de mestrado. Conclui-se que, na contemporaneidade, a pedagogia freireana, cotejada com a Linguística Aplicada, atualiza-se na reafirmação do ato de educar como um agir ético e, por consequência, na emancipação do ser humano como postulado por Freire e pela Linguística Aplicada.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo Souza. Diálogos entre Mikhail Bakhtin e Paulo Freire: a palavraponte e a palavramundo, face social de uso do signo. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos vol. 7, ahead of print, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9850. Acesso em: 21 jul. 2021.
ARAÚJO FREIRE, Ana Maria. Notas. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
CORACINI, Maria José R. Faria. Subjetividade e identidade do(a) professor(a) de português. In: CORACINI. Maria José R. Faria (Org.). Identidade e discurso. Editora da Unicamp, Argos: Campinas, 2003.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlo Rodrigues et al. O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 56 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GERALDI, João Wanderley. A linguagem em Paulo Freire. Educação, Sociedades & Culturas, n. 23, p. 7-20, 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva; Guacira Lopes Lauro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KLEIMAN, Angela B. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. In: SIGNORINI, Inês. Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
LIMA, Ana Maria Oliveira. Ser no mundo: linguagem e identidades na perspectiva da pedagogia crítica freireana e da linguística aplicada. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras: Cultura, Educação e Linguagens) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2017.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discursos de identidade em sala de aula de leitura de L1: a construção da diferença. In: SIGNORINI, Inês. Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.
PENNYCOOK, A. Uma lingüística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola. 2006.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SÁ, Rubens Lacerda de. Ética, decolonialidade e migração à luz do pensamento freireano. Práxis Educacional, v. 17, n. 47, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8739. Acesso em: 22 set. 2021.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Indagações acerca do enunciado concreto em Mikhail Bakhtin e o gênero do discurso aula. In: SANTOS, Elmo (Org.). Transdiscursividades: linguagem, teoria e análises. Salvador: Edufba, 2012.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio remoto emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 4, p. 1-15. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8968/5946. Acesso em: 21 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.