A ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA PONTE DIALÓGICA COM A LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9542

Palavras-chave:

Linguagem, Identidade, Paulo Freire

Resumo

O artigo enfoca ideias freireanas, cotejando as noções de linguagem e identidade, temas que são referenciados na obra freireana e na Linguística Aplicada. Debruça-se sobre aspectos sociológicos, educacionais e referentes à linguagem, o que nos apontam caminhos para uma abordagem dialógica com a Linguística Aplicada Crítica, pelo viés transdisciplinar. A transdisciplinaridade é mobilizada, neste estudo, pela ligação entre as áreas de conhecimento que possuem objetos específicos, mas que revelam a necessidade de compor uma rede de para interpretar o fazer ético da pesquisa. Desta forma, contribuímos com a discussão a respeito da atualidade do pensamento freireano, em constante busca pela sua assunção no e para mundo. O percurso metodológico é de natureza bibliográfica, apresentando a pedagogia freireana articulada com a Linguística Aplicada, sob a perspectiva da linguagem, do diálogo e das identidades – inquietações surgidas durante pesquisa de mestrado. Conclui-se que, na contemporaneidade, a pedagogia freireana, cotejada com a Linguística Aplicada, atualiza-se na reafirmação do ato de educar como um agir ético e, por consequência, na emancipação do ser humano como postulado por Freire e pela Linguística Aplicada.

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Biografia do Autor

Ana Maria Oliveira Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagem. Professora Assistente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Grupo de Pesquisa: Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Letramento, da Leitura, Escrita e Reescrita de Textos – GPELLER/UESB e do Grupo de Pesquisa Linguagem e educação – GPLED/CNPq/UESB.

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Plena. Doutora em Educação. Pós-doutora em Linguística. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação -GPLED.  

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Lima, A. M. O., & Souza, E. M. de F. (2021). A ATUALIDADE DO PENSAMENTO FREIREANO: UMA PONTE DIALÓGICA COM A LINGUÍSTICA APLICADA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9542

Edição

Seção

Dossiê Temático