ENSINAMENTOS FREIREANOS COMO ORIENTADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9228Palavras-chave:
Alfabetização, Professor, Educação Escolar, LetramentoResumo
Desde as séries iniciais a qualidade da educação deve ser algo comum em instituições públicas de ensino, permitindo que as crianças possam contar efetivamente com docentes capazes de contribuir para seu desenvolvimento integral, ampliação de seu senso crítico, libertando-se das amarras da alienação e da relação opressor/oprimido comum em países capitalistas. Diante disso, o objetivo geral desse artigo é refletir sobre as contribuições do pensamento freireano no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Foi utilizada como metodologia a revisão de literatura, qualitativa e descritiva. Os resultados obtidos, evidenciam que a alfabetização permite as crianças aprenderem a reconhecer, decodificar, formar palavras e frases com as letras do alfabeto. O letramento, por sua vez, viabiliza a utilização da leitura e a escrita em seu cotidiano. Embora alfabetização e letramento nutram suas especificidades, ambos são complementares e indissociáveis. Conclui-se que o professor precisa alfabetizar-letrando seus educandos, para que se apropriem das competências leitoras que serão levadas por toda a sua vida nos mais diversos contextos sociais. Para isso, é preciso considerar seus saberes prévios, utilizando palavras geradoras que estão vinculadas ao seu cotidiano para orientar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais crítico, contextualizado e emancipador.
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