ENSINAMENTOS FREIREANOS COMO ORIENTADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9228

Palavras-chave:

Alfabetização, Professor, Educação Escolar, Letramento

Resumo

Desde as séries iniciais a qualidade da educação deve ser algo comum em instituições públicas de ensino, permitindo que as crianças possam contar efetivamente com docentes capazes de contribuir para seu desenvolvimento integral, ampliação de seu senso crítico, libertando-se das amarras da alienação e da relação opressor/oprimido comum em países capitalistas. Diante disso, o objetivo geral desse artigo é refletir sobre as contribuições do pensamento freireano no processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Foi utilizada como metodologia a revisão de literatura, qualitativa e descritiva. Os resultados obtidos, evidenciam que a alfabetização permite as crianças aprenderem a reconhecer, decodificar, formar palavras e frases com as letras do alfabeto. O letramento, por sua vez, viabiliza a utilização da leitura e a escrita em seu cotidiano. Embora alfabetização e letramento nutram suas especificidades, ambos são complementares e indissociáveis. Conclui-se que o professor precisa alfabetizar-letrando seus educandos, para que se apropriem das competências leitoras que serão levadas por toda a sua vida nos mais diversos contextos sociais. Para isso, é preciso considerar seus saberes prévios, utilizando palavras geradoras que estão vinculadas ao seu cotidiano para orientar o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais crítico, contextualizado e emancipador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena da Costa Bianchi, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ensino, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2018. Licenciada em Letras/Espanhol pela Unioeste em 1997 e em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria em 2014. Especialista em Educação Especial, Métodos e Técnicas de Ensino em Comunicação e Arte, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva – Sala de Recursos Multifuncional, Literatura Iberos-Americanas Contemporâneas. Professora efetiva na Rede Estadual do Paraná e Municipal de Foz do Iguaçu.

Maria Lucivane de Oliveira Morais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Filosofia Moderna e Contemporânea, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2018.  Licenciada em Geografia pela Faculdade União das Américas, 2007. Licenciada em Filosofia pela UNIOESTE, 2014. Especialista em Educação Especial, Métodos e técnicas do ensino de Geografia e História; Saúde do Professor, Educação: Métodos e técnicas do ensino, Neuroeducação, Gamificação. Professora efetiva da rede estadual do Paraná. Docente no curso de formação de professores oferecido pela Secretaria Estadual de Educação (SEED).

Referências

BARTLETT, Lesley; MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Aproximações entre a concepção de alfabetização de Paulo Freire e os novos estudos sobre letramento. Revista Brasileira de Alfabetização, Vitória-ES, v. 1, n. 1, p. 227-236. jan./jun. 2015. Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/46. Acesso em: 10 out. 2020.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana; LICHTENSTEIN, Diana Myriam. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1986.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1985.

______. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

_____. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. 1 ed. Itaiatuba: Villa das Letras Editora, 2008.

_____. Pedagogia dos sonhos possíveis. 1 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

_____. Educação como prática da liberdade. 41 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017a

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017b.

RESENDE, Maria Aparecida; de RESENDE, Tamiris Cristhina. Análise da importância da leitura no processo de alfabetização na concepção de Magda Soares e de Paulo Freire. Revista Linguagens & Letramentos, v. 5, n. 1, p. 07, 2020.

SARDINHA, Patrícia Miranda Medeiros. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Revista Linguagem & Cidadania. Universidade Federal de Santa Maria, v. 20, p. 1-17, jan./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/view/32421. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, Luiz Carlos R. da; COSTA, Miguel Edigar. M. Alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: um caminho a ser trilhado. Revista internacional de audición y lenguaje, logopedia, apoyo a la integración y multiculturalidad, v. 2, n. 3, Julio, 2016. p. 182-191. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/riai/article/view/4227. Acesso em: 10 out. 2020.

SILVA, Wagner Rodrigues. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8654598. Acesso em: 10 out. 2020.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Bianchi, M. H. da C., & Morais, M. L. de O. (2021). ENSINAMENTOS FREIREANOS COMO ORIENTADORES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(5), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i5.9228

Edição

Seção

Dossiê Temático