PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Maria Andreia Batista Blum Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Eliziane Manosso Streiechen Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como a mediação pedagógica colaborativa contribui para a docência e para a aprendizagem do aluno que apresenta transtornos funcionais específicos - TFE, relacionados às dificuldades em ler e escrever. Com fundamentos teóricos nos estudos do Círculo de Bakhtin e na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotsky, e com base metodológica nos pressupostos da pesquisa colaborativa, buscou-se orientar uma professora do 4º ano do ensino fundamental no trabalho com a leitura e a escrita junto ao aluno que apresenta TFE. Os resultados demonstram a mudança de atitude da professora em sala de aula, a partir das atividades de formação desenvolvidas, visto que esta passa a valorizar os saberes do aluno e a trabalhar práticas de leitura e de escrita pautadas nos princípios dialógicos; demonstram, também, avanços significativos do aluno com TFE em seu desenvolvimento, não só perante a leitura e a escrita, como também suas relações sociais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (Uem). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Publicado
2019-08-25
Como Citar
ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; BLUM, Maria Andreia Batista; STREIECHEN, Eliziane Manosso. PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO. fólio - Revista de Letras, [S.l.], v. 11, n. 1, ago. 2019. ISSN 2176-4182. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/5140>. Acesso em: 16 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5140.
Seção
VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados