PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO

Autores

  • Cristiane Malinoski Pianaro Angelo Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Maria Andreia Batista Blum Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • Eliziane Manosso Streiechen Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5140

Palavras-chave:

Transtornos funcionais específicos; Leitura e escrita; Formação continuada; Pesquisa colaborativa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir como a mediação pedagógica colaborativa contribui para a docência e para a aprendizagem do aluno que apresenta transtornos funcionais específicos - TFE, relacionados às dificuldades em ler e escrever. Com fundamentos teóricos nos estudos do Círculo de Bakhtin e na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotsky, e com base metodológica nos pressupostos da pesquisa colaborativa, buscou-se orientar uma professora do 4º ano do ensino fundamental no trabalho com a leitura e a escrita junto ao aluno que apresenta TFE. Os resultados demonstram a mudança de atitude da professora em sala de aula, a partir das atividades de formação desenvolvidas, visto que esta passa a valorizar os saberes do aluno e a trabalhar práticas de leitura e de escrita pautadas nos princípios dialógicos; demonstram, também, avanços significativos do aluno com TFE em seu desenvolvimento, não só perante a leitura e a escrita, como também suas relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (Uem). Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Maria Andreia Batista Blum, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Eliziane Manosso Streiechen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Downloads

Publicado

2019-08-25

Como Citar

Angelo, C. M. P., Blum, M. A. B., & Streiechen, E. M. (2019). PRÁTICAS DE FORMAÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA DE UM ALUNO COM TRANSTORNO FUNCIONAL ESPECÍFICO. fólio - Revista De Letras, 11(1). https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5140

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados