RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

  • Marcos Bispo dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6625

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Formação de professores; Residência pedagógica

Resumo

Neste texto, apresentamos o desenvolvimento de um projeto de residência pedagógica desenvolvido em uma universidade estadual da Bahia, num município do interior do estado, com o objetivo de identificar as potencialidades e limites do programa para a avaliação sobre os estágios supervisionados no curso de Letras – Língua Portuguesa. Para isso, utiliza-se os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa pedagógica elaborados por Altet (2000) para elaborar um modelo de formação coerente com as disposições normativas estabelecidas pela Capes para o desenvolvimento da residência pedagógica. Concluiu-se que o programa proporciona elementos importantes para fomentar debates sobre a reformulação do estágio supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012, p. 55-70.
2. ANDRÉ, M. Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In: ANDRÉ, M. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016, p. 17-34.
3. ALTET, M. Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Trad. Júlia Ferreira; José Cláudio. Porto, Portugal: Editora do Porto, 2000.
4. ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M. CHARLIER, E. (Org.). Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Trad. Fátima Murad; Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 23-35.
5. CHARLOT, B. Formação de professors: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexive no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
6. CHEVALLARD, Y. La transposition didactique. Grenoble: La Penseé Sauvage Editions, 1985.
7. COLL, C. et al. Psicologia do ensino. Trad. Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2008.
8. LE BOTERF, G. Repenser la compétence: pour dépasser les idées reçues – quinze propositions. Paris: Editions Orgasation; Editions Eyroles, 2008.
9. ROJO, R. Práticas de ensino em língua materna: interação em sala de aula ou aula em cadeia enunciative? In: KLEIMAN, A.; CAVALCANTI, M. C. (Orgs.). Linguística Aplicada: suas faces e interfaces. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007, p. 339-357.
10. McKERNAN, J. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Trad. Gisele Klein. Porto Alegre: Artmed, 2009.
11. McLAREN, P. Pedagogia revolucionária em tempos pós-revolucionários: repensar a economia política da Educação crítica. In: IBERNÓN, F. A Educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2008, p. 119-140.
12. MATENCIO, M. L. M. Estudo da língua falada e aula de língua maternal: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2001.
13. PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Trad. Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2002.
14. SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
15. STENHOUSE, L. La investigación como base de la enseñanza. Madri: Morata, 1996.
16. TARDIF, M. 2011. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Trad.: Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

[1]
dos Santos, M.B. 2020. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO. fólio - Revista de Letras. 12, 1 (jul. 2020). DOI:https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6625.