v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO

					Visualizar v. 12 n. 1 (2020): IDENTIDADES DOCENTES E(M) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENTRE PRÁTICAS E PROCESSOS DE DIDATIZAÇÃO

Organizadoras do Número:

Nádia Dolores Fernandes Biavati

Fernanda de Castro Modl

Publicado: 2020-07-01

EXPEDIENTE

VERTENTES & INTERFACES I: Estudos Literários e Comparados

  • ASPECTOS DO REALISMO E DA VIOLÊNCIA NA LITERATURA

    Andre Rezende Benatti
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6179
  • NOMES E IDENTIDADES EM SÃO BERNARDO: IRONIA, BÍBLIA E COMPULSÃO DE REPETIÇÃO

    Carlisson Oliveira, Hermano Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6186
  • JOÃO GILBERTO NOLL: UM CONTEMPORÂNEO DE NOSSA VERTIGEM ESPECULAR

    Chirley Domingues, Dilma Beatriz Rocha Juliano
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6548
  • A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NOS POEMAS DE SÓ DE BRINCADEIRA, DE LEO CUNHA

    Fabiano Tadeu Grazioli
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6191
  • ENTRE FRESTAS E ARESTAS: LITERATURA E A MÚSICA NO CONTO MACHADIANO

    Igor Alexandre Barcelos Graciano Borges, Danglei de Castro Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6329
  • DE LEITOR PARA LEITOR: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO BRASIL

    Míria Gomes Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6496

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados

  • IDENTIDADES EM (DIS)CURSO: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS DIDÁTICOS COM FUTUROS PROFESSORES

    Ana Patricia Sá Martins, Dorotea Frank Kersch
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6499
  • O PROFESSOR DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: ENTRE O ATIVISMO E A PRECARIZAÇÃO

    Ana Paula de Araújo Lopez
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6680
  • “EU GOSTAVA MUITO DO CAOS QUE ERA AQUELA SALA” IDENTIDADES E EMOÇÕES NAS NARRATIVAS DE ALUNOS DA LICENCIATURA EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO

    André Effgen de Aguiar
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6609
  • FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA

    Andréia Cristina de Souza, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6538
  • LÍNGUA PORTUGUESA E IRRIGAÇÃO E DRENAGEM: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO ELO

    Antonio Hélder Rodrigues Sampaio, Clélia Gomes dos Santos, Nêmia Ribeiro Alves Lopes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6597
  • CICLO DE APRENDIZAGEM E A PRODUÇÃO DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR

    Carolina Zeferino Pires
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6541
  • O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ANGOLA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS EM CONTEXTO MULTLINGUE

    Eduardo David Ndombele, Alexandre António Timbane
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6604
  • MONITORIA EM SALA: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE

    Elisa Novaski Cordeiro, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque, Fernanda Deah Chichorro Baldin
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6596
  • INDÍCIOS DE EMPODERAMENTO DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM TEXTOS AUTOBIOGRÁFICOS

    Elma Karine Costa Cardoso, Maria Aparecida Pacheco Gusmão
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6478
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO PIBID/ UESB

    Fabiana Andrade Santos, Virginia Silveira Baldow
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6605
  • APORTES TEÓRICO-PEDAGÓGICOS PARA UM ENSINO FUNCIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Fabrício da Silva Amorim
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6412
  • CENAS DE UMA ATIVIDADE DE LEITURA EM UM CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE HERANÇA: APONTAMENTOS INTERCULTURAIS

    Fernanda de Castro Modl, Nádia Dolores Fernandes Biavati, Eulália Leurquin
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6970
  • O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA COM O RPG BOSS

    Fernanda Maria Almeida dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6615
  • A RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE LEITURA PROPICIADA PELA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS DE VIDA

    Francisco Rogiellyson da Silva Andrade, Priscila Sandra Ramos de Lima, Dannytza Serra Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6571
  • FORMAS DE PLANIFICAÇÃO DO AGIR DIDÁTICO COM GÊNEROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Gustavo Henrique da Silva Lima
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6601
  • IDENTIDADES E A DIDATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Ieda Lourdes Gomes de Assumpção, Maicon Farias Vieira, Leticia Fonseca Richthofen de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6574
  • ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS: IDENTIDADES E [RE]INVENÇÕES EM CONTEXTO DE INTEGRAÇÃO

    Jocenilson Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6755
  • AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SI E DO SER PROFESSOR DE ALUNOS DE LETRAS EM FORMAÇÃO INICIAL

    José Marcos Ernesto Santana de França, Pollyanne Bicalho Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6736
  • DA GRAMÁTICA AO DISCURSO OU DO DISCURSO À GRAMÁTICA? IMPLICAÇÕES DISCURSIVAS AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    José Nildo Barbosa de Melo Junior
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6617
  • GÊNEROS DISCURSIVO-TEXTUAIS E GRAMÁTICA: PEDRAS NO CAMINHO DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS?

    Karen Correia, Cláudio Márcio do Carmo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6532
  • CRENÇAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE IDIOMAS: O GRUPO FOCAL COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO DE DADOS

    Luciana Kinoshita
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6722
  • REDES ENUNCIATIVAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

    Luiz Francisco Dias
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6988
  • GÉNERO RECONTO: ANÁLISE LINGUÍSTICA E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE PORTUGUÊS EM ANGOLA

    Luzonzo Filipe
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6720
  • POR QUE OS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EXPLORAM POUQUISSIMAMENTE OS DICIONÁRIOS DE LÍNGUAS?

    Marcelo Sabino Luiz
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6518
  • RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES LIÇÕES PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Marcos Bispo dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6625
  • CONCEPÇÕES BASILARES E PRÁTICAS DOCENTES EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6628
  • A PRODUÇÃO DE RESUMOS ACADÊMICOS: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A USABILIDADE DO SOFTWARE “AutorIA – MEU RESUMO”

    Marília de Carvalho Caetano-Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6728
  • O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCOLHAS ENUNCIATIVAS PARA A DIDATIZAÇÃO

    Nadia Dolores Fernandes Biavati, Fernanda de Castro Modl
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6973
  • CULTURA ESCRITA E ESCOLARIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOCENTE NA AMPLIAÇÃO DOS USOS SOCIAIS DA ESCRITA POR ESTUDANTES ORIUNDOS DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO

    Priscila de Sousa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6560
  • The O USO DE MODALIZADORES LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS NA PRODUÇÃO DO TEXTO ARGUMENTATIVO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO/INTERFERÊNCIA EM SALA DE AULA

    Renata Soares Souza Dias, Luana Aparecida Matos Leal Fernandes, Carla Roselma Athayde Moraes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6614
  • The A CANÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: UMA DISCUSSÃO BASEADA NO LETRAMENTO LITEROMUSICAL

    Jaqueline Silva Moreto Cabral, Yuri Batista, Eduardo Lopes Piris
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6588

ENSAIOS

  • La A RELAÇÃO ENTRE O DISCURSO SOCIALISTA E O DISCURSO PROGRESSISTA

    Frederico Rios C. dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6273

NASCENTES

  • LITERATURA E RE-EXISTÊNCIA: POSSIBILIDADES DO FAZER LITERÁRIO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO E MUDANÇA SOCIAL POSSIBILITIES OF LITERARYMAKING AS NA INTRUMENT OF ACTION AND SOCIL CHANGE

    Allinne Silva Santos, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6176
  • TRIÂNGULO AMOROSO: UMA VARIAÇÃO DO AMOR NA CONTEMPO-RANEIDADE

    Bruna Souza Rocha Oliveira, Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6671
  • USOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM LINGUA INGLESA POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

    Cleide Beatriz Tambosi Pisetta, Isabela Vieira Barbosa, Adriana Fischer
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6160
  • GESTOS DIDÁTICOS REVELADOS NO DIZER DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SITUAÇÃO DE ENSINO DE ESCRITA

    Danielly Dayane Soares de Macedo, Maria de Fátima Alves, Roziane Marinho Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6655
  • O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL PARA FALANTES DA(S) VARIEDADE(S) NÃO PADRÃO DA LÍNGUA

    Diana Rodrigues Sarcinelli dos Santos, Lays de Oliveira Joel Lopes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6797
  • AVALIAÇÃO JUSTA E DEMOCRÁTICA OU SABER LEGITIMADO COMO PUNIÇÃO? A AVALIAÇÃO PELO OLHAR DA ADF

    Dulcinéa Silva Jerônimo, Nádia Dolores Fernandes Biavati
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6566
  • A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA

    Elenilson Evangelista Silva, Benedito Eugenio
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6445
  • UM BREVE OLHAR PARA A BNCC, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO A BRIEF LOOK AT BNCC, DIGITAL TECHNOLOGIES AND TEXTUAL PRODUCTION IN HIGH SCHOOL

    Fernanda de Quadros Carvalho Mendonça, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6893
  • PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO INICIAL: ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE

    Gabriela Eckert Pereira, Francieli Matzenbacher Pinton
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6610
  • GÊNERO E PRODUÇÃO DE PRESENÇA HOMOERÓTICA NA CONSTRUÇÃO DO MASCULINO EM MORTE EM VENEZA, DE THOMAS MANN

    Greicy Pinto Bellin, Jonhes Tadeu Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6040
  • THE O ROMANCE "A HISTÓRIA DO AMOR DE FERNANDO E ISAURA" EM RELAÇÕES DIALÓGICAS: DO MEDIEVO AO NORDESTE

    Janielly Santos de Vasconcelos Viana, Ramísio Vieira de Souza, Maria de Fátima Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6622
  • O EIXO ANÁLISE LINGUÍSTICA NA BNCC: UMA ANÁLISE DAS LINHAS DE CONTINUIDADE ENTRE AS DIFERENTES VERSÕES DA BASE

    Jéssica Rodrigues Silva, Denise Lino de Araújo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6600
  • ASPECTOS RETÓRICOS NO GÊNERO TEXTUAL MEME NA INTERNET

    José Nildo Barbosa de Melo Junior, Eduardo Pantaleão de Morais, Maria Francisca Oliveira Santos
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6618
  • REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS EM "TERRAS DO SEM-FIM", DE JORGE AMADO: A NEGOCIAÇÃO COM O MUNDO SOCIAL NEGOTIATION WITH THE SOCIAL WORLD

    José Otávio Monteiro Badaró Santos, Marcello Moreira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6489
  • ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

    Larissa Marcelly Farias Almeida, Maria Augusta Gonçalves de Macedo Reinaldo
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6577
  • REMODELAGEM DAS VARIÁVEIS ANIMACIDADE, GRAU E FORMALIDADE LÉXICA DOS SUBSTANTIVOS: O PROCESSO DE CONCORDÂNCIA NOMINAL - SANTA LEOPOLDINA/ES

    Lays de Oliveira Joel Lopes
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6815
  • FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM TEXTO EM ANÁLISE DISCURSIVA

    Tainá Almeida, Lúcia Gracia Ferreira, Lucimar Gracia Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.5770
  • PRODUÇÃO DE TEXTO: EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA

    Luciani Dalmaschio, Leania Magalhães Ursine
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6700
  • A VIAGEM SEM VOLTA DE JOSÉ ALFERES EM “O CONVIDADO”, DE MURILO RUBIÃO

    Márcio Amieiro Nunes, Altamir Botoso
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6306
  • OS CINCO MANDAMENTOS DO PROFESSOR DA EJA: AS IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES DO PROFESSOR DESEJÁVEL EM REPORTAGEM

    Mônica Trindade Dias Magalhães, Nádia Dolores Fernandes Biavati
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6551
  • GÊNEROS DIGITAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: UMA ABORDAGEM FOCADA NO LIVRO DIDÁTICO E NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES

    Nádson Araújo dos Santos, Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6338
  • UMA ANÁLISE DA ESCRITA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Paulo Pereira dos Santos, Eliane Pereira Machado Soares
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6594
  • MIL ROSAS HOMO-BIO-FICCIONAIS: A EXTERIORIDADE EM SILVIANO SANTIAGO

    Pedro Henrique Alves de Medeiros, Edgar Cézar Nolasco
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6206
  • PESQUISA-AÇÃO EM SALA DE AULA: UM TRABALHO COM A RETEXTUALIZAÇÃO MULTIMODAL

    Roberta Garcia
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6148
  • REPRESENTAÇÃO E PROTAGONISMO: A FIGURA MATERNA NOS CONTOS “A PRINCESA QUE ESCOLHIA” E “UMA, DUAS, TRÊS PRINCESAS”, DE ANA MARIA MACHADO

    Roseli Meira Gomes Rocha, Adriana Maria de Abreu Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6305
  • DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: MEMÓRIA, FICÇÃO E IDEOLOGIA EM "OLGA", DE FERNANDO MORAIS

    Sabrina Esmeris, Ernani Mügge
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6771
  • LETRAMENTO CRÍTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO

    Tainá Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.5768
  • ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS: REFLEXÕES SOBRE A LINGUÍSTICA APLICADA CONTEMPORÂNEA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Valéria Castro Nunes, Letícia Fonseca Richthofen de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6616

RESENHAS

  • VYGOTSKY E O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

    Rosa Yokota
    DOI: https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6519