A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6445Palavras-chave:
Recontextualização. Ensino de Língua Portuguesa. Educação Escolar Quilombola. CurrículoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa etnográfica, por meio de observações, entrevistas e análise documental, cujo objetivo é analisar o processo de recontextualização na disciplina de Língua Portuguesa em uma turma multisseriada de 1º e 2º anos do ensino fundamental de uma escola quilombola situada na comunidade de Baixão, localizada no município de Vitória da Conquista. Para a análise dos dados, utilizamos a teoria sociológica de Bernstein (1996), nos atendo particularmente sobre os campos recontextualizadores oficial e pedagógico. A prática curricular da professora apresenta indícios que permitem considera-la como pedagogia visível.
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Referências
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Publicado
2020-07-02
Como Citar
Silva, E. E., & Eugenio, B. (2020). A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA. fólio - Revista De Letras, 12(1). https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6445
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