O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESCOLHAS ENUNCIATIVAS PARA A DIDATIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6973Palavras-chave:
Gêneros textuais/discursivos; LaGaTT; Produção de sentidos; Semântica da Enunciação; Quarentena.Resumo
Neste artigo, socializamos ações de trabalho advindas de uma parceria interinstitucional (UESB-UFSJ) no LaGaTT, Laboratório de Garimpo Textual e(m) Trabalho do professor de línguas, que tem como público-alvo professores em formação inicial/licenciandos, professores em exercício e professores em formação continuada. O objetivo do presente texto é apresentar um conjunto de questões que perpassam o trabalho de didatização do professor de português de exemplares de gêneros textuais/discursivos. O que se inicia com a defesa de textos como unidade de ensino, seguida da escolha de um determinado texto/exemplar, a que chamamos garimpo textual, para didatização de objetos de ensino diversos. Assumindo que o trabalho didático do professor é sempre orientado por saberes de referência a que os sujeitos estão/são expostos na formação profissional, apresentamos algumas ações didáticas voltadas para o ensino de língua(gens) como uma forma dinâmica de compreender a didatização dos gêneros textuais/discursivos a partir do contato com a Semântica da Enunciação no Laboratório. Os resultados apontam para a importância de se compreender o plano enunciativo como um caminho produtivo de trabalho com os gêneros garimpados que circulam no LaGaTT. O que validamos como uma iniciativa significativa em proposta de didatização de aspectos, reivindicando, no trabalho que envolvem os gêneros, o olhar voltado para os enunciados, a enunciação e a produção de sentidos.
Downloads
Referências
2. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Publicação. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/BNCC_publicação> Acesso em: 30 de jul. 2017.
3. DIAS, L. F. Enunciação e relações linguísticas. Campinas, SP: Pontes, 2018.
4. GERALDI, João Wanderley. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley. O texto em sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. p. 59-79
5. GUIMARÃES, E. Os limites do sentido. Campinas: Pontes, 1995.
6. _______. Semântica do acontecimento. Campinas: Pontes, 2005.
7. _______. Semântica: enunciação e sentido. Campinas, SP: Pontes, 2018.
8. MATENCIO, M. de L. M. Formação do professor e representações sociais de língua(gem): por uma linguística implicada. Revista Filologia, Vol. 7, 2007, p. 439-449.
9. MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, Clécio.; MENDONÇA, Márcia (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p.199-226.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença