PESQUISA-AÇÃO EM SALA DE AULA: UM TRABALHO COM A RETEXTUALIZAÇÃO MULTIMODAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6148Resumo
Para ensinar o Português integrado às tecnologias, é importante compreender as expectativas e os objetivos de aprendizagem dos alunos, uma vez que a interação em uma sociedade contemporânea exige práticas letradas mais complexas. É preciso que a escola, uma das principais agências de letramento, considere as práticas sociais em que a leitura e a escrita são utilizadas pelos alunos, nos ambientes digitais. Nesse sentido, nossa pesquisa parte da implementação e análise de uma pesquisa-ação, focando a retextualização de letras de músicas para hipercontos, com ênfase na inserção de elementos multimodais. Nosso público-alvo foram alunos do 8 º e 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal em Brumadinho/MG. Com este trabalho, objetivamos verificar como se deu o processo de retextualização multimodal, além de analisar, por meio das teorias de Jewitt (2013), como os recursos multimodais foram inseridos no gênero retextualizado, para complementar e ampliar o sentido do texto. Como resultado percebemos a contribuição para a reflexão em relação à retextualização de textos impressos para hipertextos e à percepção de que os elementos multimodais não são simples artefatos inseridos ao texto escrito, mas sim elementos que agregam redes amplas de significados.
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