CULTURA ESCRITA E ESCOLARIZAÇÃO: ATUAÇÃO DOCENTE NA AMPLIAÇÃO DOS USOS SOCIAIS DA ESCRITA POR ESTUDANTES ORIUNDOS DE UM PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v12i1.6560Palavras-chave:
Atuação docente; Correção de fluxo; Letramento; Projeto de letramentoResumo
O tema deste estudo é atuação docente na ampliação dos usos sociais da escrita por alunos oriundos de um programa de correção de fluxo. Tem como fundamentação teórica os Estudos do Letramento e é movido pelo objetivo de descrever analiticamente um processo de ensino escolar desenvolvido a partir de um projeto de letramento. Busca apresentar formas de empreender um processo escolar que promova participação em eventos de letramento, ampliação das práticas de letramento e imersão na cultura escrita. As compreensões provenientes desta pesquisa repercutiram no desenvolvimento de ações movidas pelo compromisso de contribuir para o processo de imersão dos alunos na cultura escrita.
Downloads
Referências
2. HAMILTON, Mary. Expanding the new literacy studies: using photographs to explore literacy as social practice. In: BARTON, D.; HAMILTON, M.; IVANIC, R. (Orgs.). Situated literacies. London: Routledge, 2000.
3. KLEIMAN, Angela B. (Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática da escrita. Campinas, SP: Mercado dos Letras, 2001 [1995].
4. KLEIMAN, A. (Org.) O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
5. OLIVEIRA, Maria do Socorro; Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 325-345, 2010.
6. STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984. ______. Abordagens alternativas ao letramento e desenvolvimento. Teleconferência Brasil sobre o letramento, outubro de 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença