CARTOGRAFIA COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8370

Palavras-chave:

cartografia, documentos educacionais, accountability, escola neoliberal

Resumo

No presente trabalho propomos um referencial teórico-metodológico orientado pelo conceito de cartografia. Este conceito foi desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs. Pretendemos mostrar que o referencial pode ser utilizado para a investigação de documentos educacionais, análogos aos materiais que Christian Laval utilizou em A escola não é uma empresa. Mostraremos que tais documentos operam a partir de um princípio normativo denominado accountability, e que seu funcionamento é arborescente. Esta característica arborecente dos documentos torna possível sua projeção sobre um mapa, ou seja, torna possível cartografá-los.

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Biografia do Autor

Carolina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, com co-tutela na École Normale Supérieure de Cachan. Docente na Universidade Federal de São Carlos, no Departamento de Metodologia de Ensino.

Rosanna Maria Araújo Andrade Silva, Universidade Federal de São Carlos/ Programa de Pós Graduação Educação - PPGE

Licenciada em Ciências Exatas pela Universidade de São Paulo, mestranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Souza, C. R. de, & Silva, R. M. A. A. (2021). CARTOGRAFIA COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 140-149. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8370