CARTOGRAFIA COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA INVESTIGAÇÃO DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8370Palabras clave:
cartografia, documentos educacionais, accountability, escola neoliberalResumen
No presente trabalho propomos um referencial teórico-metodológico orientado pelo conceito de cartografia. Este conceito foi desenvolvido por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs. Pretendemos mostrar que o referencial pode ser utilizado para a investigação de documentos educacionais, análogos aos materiais que Christian Laval utilizou em A escola não é uma empresa. Mostraremos que tais documentos operam a partir de um princípio normativo denominado accountability, e que seu funcionamento é arborescente. Esta característica arborecente dos documentos torna possível sua projeção sobre um mapa, ou seja, torna possível cartografá-los.
Descargas
Citas
AFONSO, Almerindo. Um olhar sociológico em torno da accountability em educação. In: Esteban, Maria Teresa; Afonso, Almerindo (Orgs.). Olhares e interfaces: reflexões críticas sobre a avaliação. São Paulo: Cortez, p. 147-170, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 3 ed. Editora 34, São Paulo, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Vol. 1. 2 ed. São Paulo. Editora 34, 2011.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Mariana Echalar. 2 ed. 1 reimpressão. São Paulo. Boitempo, 2020.
MIGUEL, Marlon. Guerrilha e resistência em Cévennes. A cartografia de Fernand Deligny e a busca por novas semióticas deleuzo-guattarianas. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, v. 8, n. 1, p. 55-71.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: Passos, Eduardo; Kastrup, Virgínia; Escóssia, Liliana. (Org.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. 1 ed. Porto Alegre: Sulina, p. 17-31, 2009.
STRATHERN, Marilyn. From improvement to enhancement: an anthropological comment on the audit culture. In: The Cambridge Journal of Anthropology, n. 3, v. 19, p. 1-21, 1996/7.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.