AFECÇÕES, ARTE E EDUCAÇÃO: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO EM ENCONTROS COM QUATRO ILUSTRAÇÕES DO QUADRINISTA RAFAEL SICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8372

Palavras-chave:

Deleuze e Guattari, afecções, educação, arte, alunos

Resumo

Este artigo apresenta desdobramentos de uma atividade realizada com 150 alunos de 1º a 9º ano da rede municipal de São Paulo, em meio à pandemia de covid-19, em 2020. A partir de uma filosofia da imanência, tal proposta tem como operador conceitual a perspectiva deleuzo-guattariana de afecções - atravessamentos que cingem corpo e mente, ao mesmo tempo. Disparada pelo horizonte de pensamento de Deleuze e Guattari, a atividade aciona um território com a arte, lançando mão de quatro ilustrações do quadrinista Rafael Sica que, reunidas, instauram uma ambiência. Nelas, um personagem está em lugares em que uma profusão de elementos o cercam, ao passo que ele parece ignorá-los. Considerando-se alunos e imagens como forças, forjam-se encontros e perscrutam-se efeitos que daí despontam. Para captá-los, algumas provocações são lançadas aos estudantes. A iniciativa explora, desse modo, o que pode acontecer ao se promover um contato com uma experimentação com ilustrações. Assim, instigando o ato de pensar (na perspectiva deleuziana) e modos de sentir, sondam-se possibilidades de afecções. Sob esse viés, após exibir a proposta, o artigo ressalta a consecução da atividade compartilhando produções dos alunos acerca da experimentação a fim de difundir agitações que elas vertem e potenciais que carreiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian dos Santos Silva, FEUSP

Mestre em educação pela UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo, doutoranda no programa de pós-graduação da FEUSP, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Referências

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida... Educação & realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, jul.-dez. 2002a. p. 10-18. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079/19291/> Acesso em: 21/11/2020.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. V. 3.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOSSE, F. Gilles Deleuze & Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão: uma história de Wall Street. São Paulo: Editora Ubu, 2017.

SICA, Rafael. Triste. São Paulo: Lote 42, 2019.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Deleuze-Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-134108/>. Acesso em: 20/02/2021.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya Regina. A difusão do pensamento de Gilles Deleuze na educação brasileira: esboço de um mapa. In: 2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013, Montevideo. Anais del 2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Silva, L. dos S. . (2021). AFECÇÕES, ARTE E EDUCAÇÃO: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO EM ENCONTROS COM QUATRO ILUSTRAÇÕES DO QUADRINISTA RAFAEL SICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 226-246. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8372