AFECÇÕES, ARTE E EDUCAÇÃO: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO EM ENCONTROS COM QUATRO ILUSTRAÇÕES DO QUADRINISTA RAFAEL SICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8372

Palabras clave:

Deleuze e Guattari, afecções, educação, arte, alunos

Resumen

Este artigo apresenta desdobramentos de uma atividade realizada com 150 alunos de 1º a 9º ano da rede municipal de São Paulo, em meio à pandemia de covid-19, em 2020. A partir de uma filosofia da imanência, tal proposta tem como operador conceitual a perspectiva deleuzo-guattariana de afecções - atravessamentos que cingem corpo e mente, ao mesmo tempo. Disparada pelo horizonte de pensamento de Deleuze e Guattari, a atividade aciona um território com a arte, lançando mão de quatro ilustrações do quadrinista Rafael Sica que, reunidas, instauram uma ambiência. Nelas, um personagem está em lugares em que uma profusão de elementos o cercam, ao passo que ele parece ignorá-los. Considerando-se alunos e imagens como forças, forjam-se encontros e perscrutam-se efeitos que daí despontam. Para captá-los, algumas provocações são lançadas aos estudantes. A iniciativa explora, desse modo, o que pode acontecer ao se promover um contato com uma experimentação com ilustrações. Assim, instigando o ato de pensar (na perspectiva deleuziana) e modos de sentir, sondam-se possibilidades de afecções. Sob esse viés, após exibir a proposta, o artigo ressalta a consecução da atividade compartilhando produções dos alunos acerca da experimentação a fim de difundir agitações que elas vertem e potenciais que carreiam.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lilian dos Santos Silva, FEUSP

Mestre em educação pela UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo, doutoranda no programa de pós-graduação da FEUSP, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Citas

DELEUZE, Gilles. A imanência: uma vida... Educação & realidade, Porto Alegre, v. 27, n. 2, jul.-dez. 2002a. p. 10-18. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/31079/19291/> Acesso em: 21/11/2020.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996. V. 3.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DOSSE, F. Gilles Deleuze & Félix Guattari: biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MELVILLE, Herman. Bartleby, o escrivão: uma história de Wall Street. São Paulo: Editora Ubu, 2017.

SICA, Rafael. Triste. São Paulo: Lote 42, 2019.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães. Deleuze-Guattarinianas: experimentações educacionais com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari (1990-2013). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01042015-134108/>. Acesso em: 20/02/2021.

VINCI, Christian Fernando Ribeiro Guimarães; RIBEIRO, Cintya Regina. A difusão do pensamento de Gilles Deleuze na educação brasileira: esboço de um mapa. In: 2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013, Montevideo. Anais del 2º Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, 2013.

ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. São Paulo: Editora 34, 2016.

Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Silva, L. dos S. . (2021). AFECÇÕES, ARTE E EDUCAÇÃO: ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO EM ENCONTROS COM QUATRO ILUSTRAÇÕES DO QUADRINISTA RAFAEL SICA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 226-246. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8372