O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401

Palavras-chave:

Pedagogia do conceito, Emancipação, Educação Profissional

Resumo

O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área do Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nessa modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática de ensino contra-hegemônica, e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação unicamente instrumental. Nesse sentido, o artigo traz como objetivo geral: analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Os estudos ancoraram-se em Gallo, Deleuze e Guattari.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fabiano Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros, MG

Doutor em Filosofia em Univerisdade Federal de São Carlos, com estágio Doutorado Universidade de Paris I – Sorbonne. Professor do Departamento de Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia Universidade Estadual de Montes Claros.

Mariúcha Rosa de Jesus de Burgos, Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP

Professora da rede estadual do Estado da Bahia. Professora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP –. Professora de Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico e de Estágio na Educação Técnica Profissionalizante Integrada ao Ensino Médio

Referências

ASPIS, Renata; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia – um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

CARVALHO, Alexandre Filorde de. Formação para a Traição: questões contemporânes. In. Filosofia da Educação – entre a formção de educadores e a qualificação profissional. São Paulo: Cortez, 2017, p. 49-62.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHAUÍ, Marilena. O ensino profissionalizante entrou em falência. In. Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 278-281.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Trad. Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: N-1, 2018.

FARIA, Maria do Carmo Bettencourt de. O realismo aristotélico. In. Curso de Filosofia. REZENDE, Antônio (Org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992, p. 58-73.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas,SP: Papirus, 2012.

GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. São Paulo: Papirus Editora, 2012.

KROEF, Ada. Escola como polo cultural – contornos mutantes em fronteiras fixas. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.

KROEF, Ada. Currículo nômade: sobrevoos de brucas e travessias de piratas. Fortaleza,CE: EdUECE, 2018.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. ISBN: 978-85-462-0645-2.

OLIVEIRA, A. C.; CÓSSIO, Mª de Fátima. O Atual Cenário da Educação Profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCARE. 23 a 26/09/2013. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 1578-1589.

OLIVEIRA, Taísa de Moura. Cortiços, trabalho e mulheres em O Cortiço, de Aluísio Azevedo: algumas considerações sobre o Rio de Janeiro oitocentista. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2015.

PPP. Projeto Político Pedagógico do CETEP do Sertão Produtivo, 2018.

PUCCI, Bruno. Formação e qualificação profissional: desafios urgentes para a Filosofia da Educação. In. Filosofia da Educação. Entre a formação de educadores e a qualificação profissional (BANNELLL, Ralph Ings et al org.). São Paulo: Cortez, 2017, p. 34-48.

SILVA, A. V. M. A Pedagogia Tecnicista e a Organização do Sistema de Ensino Brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 70, p. 197-209, dez. 2016. ISSN: 1676-2584

SOUZA, Lucília Regina. O “Modelo de Competências” e a Regulamentação da Base Curricular Nacional e de Organização do Ensino Médio. In: Trabalho & Educação. Belo Horizonte, n.4, p.79-95, ago./dez. 1998.

Downloads

Publicado

2021-10-20

Como Citar

Jardim, A. F., & Burgos, M. R. de J. de. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 65-83. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401