O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401Palavras-chave:
Pedagogia do conceito, Emancipação, Educação ProfissionalResumo
O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área do Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nessa modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática de ensino contra-hegemônica, e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação unicamente instrumental. Nesse sentido, o artigo traz como objetivo geral: analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Os estudos ancoraram-se em Gallo, Deleuze e Guattari.
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