O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401

Palabras clave:

Pedagogia do conceito, Emancipação, Educação Profissional

Resumen

O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área do Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nessa modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática de ensino contra-hegemônica, e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação unicamente instrumental. Nesse sentido, o artigo traz como objetivo geral: analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Os estudos ancoraram-se em Gallo, Deleuze e Guattari.

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Biografía del autor/a

Alex Fabiano Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros, MG

Doutor em Filosofia em Univerisdade Federal de São Carlos, com estágio Doutorado Universidade de Paris I – Sorbonne. Professor do Departamento de Filosofia e do Mestrado Profissional em Filosofia Universidade Estadual de Montes Claros.

Mariúcha Rosa de Jesus de Burgos, Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP

Professora da rede estadual do Estado da Bahia. Professora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP –. Professora de Filosofia e Metodologia do Trabalho Científico e de Estágio na Educação Técnica Profissionalizante Integrada ao Ensino Médio

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Jardim, A. F., & Burgos, M. R. de J. de. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 65-83. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401