O ENSINO DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PEDAGOGIA DO CONCEITO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8401Palabras clave:
Pedagogia do conceito, Emancipação, Educação ProfissionalResumen
O objeto de estudo A aplicação da pedagogia do conceito no ensino de Filosofia da Educação Profissional tem relação com a área do Ensino de Filosofia, porque intenta intervir no ensino de Filosofia da Educação Profissional com uma prática pedagógica diferenciada das tendências que vigoraram nessa modalidade de ensino. Situar a pedagogia do conceito, no âmbito da Educação Profissional, representa a adoção de uma prática de ensino contra-hegemônica, e por isso, capaz de oferecer uma intervenção na formação técnica do trabalhador. Uma pedagogia contra-hegemônica desempenha um papel social diferenciado das pedagogias tradicionais e conservadoras, porque contribui para uma formação intelectual emancipatória, em oposição à formação unicamente instrumental. Nesse sentido, o artigo traz como objetivo geral: analisar as contribuições da pedagogia do conceito, no ensino de Filosofia para a formação de técnicos da Educação Profissional, emancipados intelectualmente. Os estudos ancoraram-se em Gallo, Deleuze e Guattari.
Descargas
Citas
ASPIS, Renata; GALLO, Sílvio. Ensinar Filosofia – um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
CARVALHO, Alexandre Filorde de. Formação para a Traição: questões contemporânes. In. Filosofia da Educação – entre a formção de educadores e a qualificação profissional. São Paulo: Cortez, 2017, p. 49-62.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
CHAUÍ, Marilena. O ensino profissionalizante entrou em falência. In. Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2018, p. 278-281.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Junior e Alberto Alonso Muñoz. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Trad. Mariana de Toledo Barbosa e Ovídio de Abreu Filho. São Paulo: N-1, 2018.
FARIA, Maria do Carmo Bettencourt de. O realismo aristotélico. In. Curso de Filosofia. REZENDE, Antônio (Org.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992, p. 58-73.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2008.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas,SP: Papirus, 2012.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. São Paulo: Papirus Editora, 2012.
KROEF, Ada. Escola como polo cultural – contornos mutantes em fronteiras fixas. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
KROEF, Ada. Currículo nômade: sobrevoos de brucas e travessias de piratas. Fortaleza,CE: EdUECE, 2018.
MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2016. ISBN: 978-85-462-0645-2.
OLIVEIRA, A. C.; CÓSSIO, Mª de Fátima. O Atual Cenário da Educação Profissional no Brasil. In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCARE. 23 a 26/09/2013. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 1578-1589.
OLIVEIRA, Taísa de Moura. Cortiços, trabalho e mulheres em O Cortiço, de Aluísio Azevedo: algumas considerações sobre o Rio de Janeiro oitocentista. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2015.
PPP. Projeto Político Pedagógico do CETEP do Sertão Produtivo, 2018.
PUCCI, Bruno. Formação e qualificação profissional: desafios urgentes para a Filosofia da Educação. In. Filosofia da Educação. Entre a formação de educadores e a qualificação profissional (BANNELLL, Ralph Ings et al org.). São Paulo: Cortez, 2017, p. 34-48.
SILVA, A. V. M. A Pedagogia Tecnicista e a Organização do Sistema de Ensino Brasileiro. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 70, p. 197-209, dez. 2016. ISSN: 1676-2584
SOUZA, Lucília Regina. O “Modelo de Competências” e a Regulamentação da Base Curricular Nacional e de Organização do Ensino Médio. In: Trabalho & Educação. Belo Horizonte, n.4, p.79-95, ago./dez. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.