ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA LARGA BRECHA ENTRE AS LETRAS DO PAPEL E O CHÃO DA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10043

Keywords:

Altas habilidades/superdotação, Política pública, Legislação educacional

Abstract

The paper presents the history of encounters and mismatches among the Special Education different laws, rules, public policies and other Brazilian documents related to High Abilities/Giftedness and their positive and negative reflexes on educational practices between the beginning of the 19th. century and 2021.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Susana Graciela Pérez Barrera Pérez, Universidad de la Empresa, Montevidéu/Uruguai.

Doutora em Educação (PUC-RS), pós-doutorado em Educação (UFSM), líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/ Superdotación (GIAHSD), Coordenadora da Unidade de Pesquisa e da Especialización en Educación Inclusiva para Estudiantes com Altas Habilidades/Superdotación da Facultad de Ciencias de la Educación, da Universidad de la Empresa, membro do Sistema Nacional de Investigadores, Montevidéu, Uruguai.

References

BRASIL. Lei n° 4024, de 20 de dezembro de 1091. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, p. 11429, 28 dez. 1961. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em 22 fev. 2021.

BRASIL. Lei n° 5692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1º e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, p. 6377, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em 22 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer 711/87, 02 set 1987. Brasília: MEC/CFE, 1987. Disponível em: http://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-58222/parecer-cfecomissao-especial-de-universidades-n7111987. Acesso em 12 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. Disponível em: https://inclusaoja.files.wordpress.com/2019/09/polc3adtica-nacional-de-educacao-especial-1994.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes gerais para o atendimento educacional aos alunos portadores de altas habilidades/superdotação e talentos. Brasília: SEESP/MEC, 1995a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Subsídios para organização e funcionamento de serviços de Educação Especial - Área de Altas Habilidades. Brasília: DF, 1995b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. 2 ed. Brasília: MEC/SEESP, 2001a.

BRASIL Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, p. 1, 10 jan. 2001b. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, n. 190, p. 17, 04 out. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual de Orientação: Programa de Implantação de Sala de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC/SEESP, 2010.

BRASIL. Decreto n° 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União. Edição Extra, Brasília, DF, seção 1, p. 12, 18 nov., 2011a. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em: 22 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. Nota Técnica Nº 46/2013/MEC/SECADI/DPEE, 22 abr. 2013. Brasília: MEC/SECADI, 2013. Disponível em: https://iparadigma.org.br/wp-content/uploads/Ed-incluisva-76.pdf. Acesso em: 31 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. Nota Técnica Nº 40/2015/ MEC/SECADI/DPEE, 15 jun. 2015. Brasília: MEC/SECADI, 2015a. https://inclusaoja.files.wordpress.com/2016/05/a-consolidac3a7c3a3o-da-inclusc3a3o-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Lei n° 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de aluno. Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, p. 1, 30 dez. 2015b. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução nº 15, de 7 de outubro de 2020. Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, n. 197, p. 91, 14 out. 2020a. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Decreto nº 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, Brasília, DF, Diário Oficial da União, seção 1, n. 189, p. 6, 01 out. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/imprensanacional/pt-br. Acesso em: 20 fev. 2021.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade 6590, de 21 dez 2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=6036507. Acesso em: 21 mar. 2021a.

DUARTE, Rosa Maria Prista. Superdotados & psicomotricidad: um resgate à unidade do ser. Petrópolis: Vozes, 1993.

GARDNER, Howard. Estructuras de la mente: la teoría de las Inteligencias Múltiples. Bogotá: Fondo de Cultura Económica, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE) (Brasil). Nota Técnica 01/2018. Releitura dos dados de pessoas com deficiência no Censo Demográfico 2010 à luz das recomendações do Grupo de Washington, Brasília: IBGE, 2018. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_Demografico_2010/metodologia/notas_tecnicas/nota_tecnica_2018_01_censo2010.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (Brasil). Sinopses estatísticas. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas. Acesso em: 06 mar. 2021.

MARLAND, Sidney. P. Junior. Education of the Gifted and Talented : Report to the Congress of the United States by the U.S. Commissioner of Education. Washington, D.C.: U.S. Department of Health, Education & Welfare, Office of Education, v. I, 1971. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED056243.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.

MÖNKS, Franz J.; KATZKO, Michael W. Giftedness and Gifted Education. In: STERNBERG, Robert; DAVIDSON, Janet E. Conceptions of giftedness. 2 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 187-200.

NOVAES, Maria Helena. Desenvolvimento psicológico do superdotado. São Paulo: Atlas, 1979.

ORGANISATION DES NATIONS UNIES POUR L'ÉDUCATION, LE SCIENCE ET LA CULTURE (UNESCO). Déclaration de Salamanque et cadre d'action pour les besoins éducatifs spéciaux. Salamanca: UNESCO, 1994. Disponível em: https://www.gisti.org/IMG/pdf/declarationsalamanque.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.

PINTO, Estêvão. O problema da educação dos bem-dotados. São Paulo: Melhoramentos, 1933.

RENZULLI, Joseph. What Makes Giftedness? Reexamining a definition. Phi Delta Kappan, v. 60, n. 3, p. 180-184, 1978. Disponível em: https://gseuphsdlibrary.files.wordpress.com/2013/03/what-makes-giftedness.pdf. Acesso em: 21 fev. 2021.

RENZULLI, Joseph. The Three-ring conception of Giftedness: A Developmental Model for Creative Productivity. In: RENZULLI, Joseph; REIS, Sally. The Triad Reader. Mansfield Center, Connecticut: Creative Learning Press, 1986. p. 2-19.

Published

2021-12-21

How to Cite

Pérez, S. G. P. B. . (2021). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA LARGA BRECHA ENTRE AS LETRAS DO PAPEL E O CHÃO DA ESCOLA . APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 176-197. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10043