APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10047

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Apresentação do Dossiê Educação para altas habilidades ou superdotação:  interfaces entre intervenção, ações formativas e políticas públicas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemeire de Araújo Rangni, UFSCar

É Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos (2002), graduação em Direito - Faculdades Integradas de Guarulhos (1982). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. É líder do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH-UFSCar) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Excelência, Sustentabilidade e Inovação Social: Engenharia das Organizações Criativas e Soluções Tecnológicas Educacionais (UNIRIO). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Altas Habilidades (LAPAH). Membro da Red Internacional de Investigación, Intervención y Evaluaciónen Altas Capacidades Intelectuales (REINEVA), Membro do Grupo Interdisciplinar de Educação e Inclusão (GIEI - UNIRIO) e Membro da Comissão Técnica do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).

Josilene Domingues Santos Pereira, UFScar/IFBA

É Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2006). Graduou-se em Licenciatura em Letras Modernas (2000) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É professora do Instituto Federal da Bahia- campus Vitória da Conquista e Pós-Graduada em Alfabetização (2002), em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2015), em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial (2017). Coordenou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no IFBA e também coordenou o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Específicas (NAPNE). É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado à Universidade Federal de São Carlos.

Fabiana Oliveira Koga, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP

É doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília (2019). Mestre em Educação pela mesma Universidade (2015). Graduou-se em Instrumento Piano (2006) e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração em São Paulo (2016). Atualmente é professora da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista (FAIP). Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica pela Faculdade Paulista (2013).  É autora do livro Precocidade e Superdotação Musical e autora, com o apoio da FAPESP, do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais – PSHM. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), vinculado à Universidade Federal de São Carlos. 

Referências

RANGNI, Rosemeire de Araújo; PEREIRA, Josilene Domingues Santos; KOGA, Fabiana Oliveira. Apresentação do Dossiê. APRENDER: Caderno de Filosofia e `Psicologia da Educação, Jul./Dez 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Rangni, R. de A., Pereira, J. D. S., & Koga, F. O. . (2021). APRESENTAÇÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 10-13. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.10047