LES VOIX FÉMININES DANS LE SOCIO-ÉDUCATIF : LE LIEU DE PAROLE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11472

Keywords:

Socio-éducatif, Institutionnalisation, Genre, lieu de parole

Abstract

Cet article aborde les notions de genre au sein du système socio-éducatif et réfléchit sur la condition des adolescentes confinées et démunies. La situation de ces jeunes filles traverse des enjeux historiques et socioculturels et marque la femme qui se retrouve dans cette condition. Nous partons de la notion de genre pour cerner « le lieu de parole » dans lequel s'inscrivent ces adolescentes et jeunes femmes institutionnalisées, un espace-temps à partir duquel elles partagent des expériences rendues possibles par la MSE. La nécessité de cette discussion est justifiée en raison de l'augmentation de la violence qui touche les femmes, qui se reflète dans l'augmentation du nombre d’institutionnalisations d'adolescentes dans le système socio-éducatif.

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Author Biographies

Marlene Barros Sandes, UFNT - Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestre em Letras: Ensino de Línguas e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (2022). Atua como Agente Especialista Socioeducativo Pedagogia na Unidade de Semiliberdade Feminina de Palmas/TO.

Valéria da Silva Medeiros , Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Estudos da Literatura pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002), Pós-doutorado em Literatura Comparada pela UERJ (2008) e Teoria Literária na PUC-Rio (2011). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins e Mestrado Profissional em Rede UFT, coordenadora do Observatório de Leitura e Inovações Tecnológicas para a Educação/TO UFT/CNPq e pesquisadora associada da Cátedra UNESCO PUC-Rio de Leitura e do iLer PUC-Rio.

Karylleila dos Santos A. Klinger, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). Docente adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente bolsista de produtividade em pesquisa pq2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e profa. associada IV da UFT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Etnotoponímia, atuando principalmente nos seguintes temas: léxico, toponímia, interdisciplinaridade, ensino e educação. 

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Published

2022-12-31

How to Cite

Barros Sandes, M., da Silva Medeiros , V. ., & dos Santos A. Klinger, K. . . (2022). LES VOIX FÉMININES DANS LE SOCIO-ÉDUCATIF : LE LIEU DE PAROLE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (28), 57-74. https://doi.org/10.22481/aprender.i28.11472