O Conceito de Mediação na Teoria Histórico-Cultural e as Práticas Pedagógicas

Authors

  • Maria Aparecida Mello

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7317

Abstract

Atualmente, a palavra “mediação” tornou-se, de certa forma, comum nas conversas em reuniões
pedagógicas e em pesquisas na área da Educação. O termo normalmente é empregado como uma das
atribuições de professoras e professores. A mediação nestes casos é interpretada como se fosse uma “ponte”
entre a criança e os conteúdos escolares. Mas, será que realmente esse conceito filosófico tem o significado de
elo entre dois extremos que de outra forma seria intransponível? O objetivo deste artigo é discutir esse conceito
a partir da Teoria Histórico-Cultural, bem como relacioná-lo ao desenvolvimento de aprendizagens escolares e,
portanto, sua função nas práticas pedagógicas.

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Published

2020-09-05

How to Cite

Aparecida Mello, M. . (2020). O Conceito de Mediação na Teoria Histórico-Cultural e as Práticas Pedagógicas. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (23), 72-89. https://doi.org/10.22481/aprender.v0i23.7317

Issue

Section

DOSSIÊ: TEMAS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOB O ENFOQUE HISTÓRICO-CULTURAL