HIGH SKILLS OR GIFTING AND HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436

Keywords:

College Education, Higher Education, High Skills, Giftedness, Inclusion

Abstract

To study the phenomenon of High Skills or Giftedness (AH or SD) in Higher Education, we sought to analyze the experience of access to Higher Education by a student with AH or SD. Through a case study, a self-declared AH or SD student participated in a semi-structured interview, which was later transcribed and analyzed by the textual configuration analysis procedure. Through the student's speech with AH or DS, it was possible to understand the interference of socioeconomic and family conditions in their development. Also, the eagerness for knowledge and the search for better study opportunities. Emotional intelligence and academic ability are emphasized, especially the sense of logic and objectivity, which gave the participant structure and strength to support the difficulties in his life. Access to higher education was achieved through awareness, resilience, patience, and transgression. On the other hand, the lack of welcoming, identification of students with AH or DS, and conditions of permanence in higher education were emphasized in their speech and exposed as barriers to a trajectory of professional training that values ​​human development.

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Author Biographies

Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda bolsista CAPES e Mestra pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista - UNESP, na linha de pesquisa em Educação Especial, atuando em trabalhos com a temática: deficiência e Ensino Superior. É especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Claretiano- CEUCLAR e em Gestão do Controle de Qualidade em Alimentos pela Faculdade Tecnologia de Marília - FATEC. Foi docente e responsável pelo projeto" Inclusão de alunos com deficiência no curso superior de Tecnologia em Alimentos - FATEC Marília" e docente no curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior e Educação Integral - FAEF . Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processamento de alimentos, atuando nos seguintes temas: hortaliças convencionais e não convencionais e controle de qualidade em alimentos. Na área da Educação possui experiência como docente no Ensino Superior, responsável pelo atendimento especializado ao aluno com deficiência e pela elaboração de materiais adaptados para a profissionalização de estudantes com deficiência, com ênfase em deficiência visual, no curso de Tecnologia em Alimentos. É membro do grupo de pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência pelo CNPq e membro da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Nilson Rogerio da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ? USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília ? SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, Participa dos Grupos de Pesquisas Aprendizagem, Desenvolvimento e Saúde Mental do Escolar, da Universidade de São Paulo e Estudos em Terapia Ocupacional: Ocupação, Reabilitação Física, Tecnologia Assistiva e Funcionalidade - UFSCar. 

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Fabiana Oliveira Koga é graduada em Instrumento Piano e em Educação Musical pela Universidade do Sagrado Coração (UNISAGRADO, Bauru). Pós-Graduada em Psicopedagogia clínica pela Faculdade Paulista. É Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília. É autora do livro "Precocidade e Superdotação Musical" (pesquisa realizada com o apoio do CNPQ - bolsa de mestrado) e autora, com o apoio da FAPESP, do "Protocolo para Screening de Habilidades Musicais - PSHM", o qual é patenteado assim como a logo marca Professora Fabi. Participou do curso de formação com Joseph S. Renzulli na Universidade de Connecticut. É membro do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Potencial Humano (GRUPOH), na Universidade Federal de São Carlos sob a coordenação da Professora Dra Rosemeire de Araújo Rangni, é educadora musical do Colégio Sagrado (Rede Sagrado de Educação, Marília) e docente do curso de Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP.

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Published

2021-12-21

How to Cite

Shimite, A. da S. O. ., Silva, N. R. da, & Koga, F. O. (2021). HIGH SKILLS OR GIFTING AND HIGHER EDUCATION: A CASE STUDY. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (26), 81-99. https://doi.org/10.22481/aprender.i26.8436