EDUCAÇÃO É DESBARBARIZAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE FORMAÇÃO CULTURAL E SEMIFORMAÇÃO EM ADORNO
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i27.10722Palabras clave:
Adorno, Formação, Indústria Cultural, ResistênciaResumen
RESUMO:
Tendo como sustentáculo teórico, em especial, as obras do frankfurtiano Theodor Adorno, este trabalho objetiva refletir acerca das questões relacionadas ao processo de industrialização da cultura cujo desenvolvimento é intrínseco ao processo de dominação do capitalismo tardio. Amparada pelos pressupostos da teoria crítica da sociedade, o presente artigo visa refletir sobre a formação dos sujeitos dentro deste panorama histórico-cultural.
Descargas
Citas
ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
_________. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p.103.
________. Educação e emancipação. In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011f, p.169-185.
__________. A educação contra a barbárie. In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011e, p.155-168.
__________. Educação – para quê? In:_________. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011d, p.139-154.
___________. Teoria da semiformação. PUCCI, B; ZUIN, A.S.A.; LASTÓRIA, L.A.C.N. (orgs). Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2010, p.07-40.
BRITTO, F.L. Identidade cultural e formação individual: a Alemanha do século XIX e a fundação da pedagogia moderna. Revista de ciências da Educação – Educação e sociedade. v.33, n.118. Campinas. jan/mar. 2012, p.217-233.
FREITAG, B. Política educacional e indústria cultural. São Paulo: Editora Cortez, 1987.
GUR-ZE’EV, ILAN. A bildung e a teoria crítica na era da educação pós-moderna. Linhas críticas. V.12, n.22. Brasília: jan/jun, 2006, p.5-22.
LÖWITH, K. O problema do trabalho. In LÖWITH, K. De Hegel a Nietzsche: a ruptura revolucionária no pensamento do século XIX: Marx e Kierkegaard. São Paulo: Editora Unesp, 2014, p. 287-319.
LOWY, Michael; VARIKAS, Eleni. A crítica do progresso em Adorno. Lua Nova [online]. n. 27, 1992, p. 201-216. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ln/n27/a10n27.pdf.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MAAR, W. L. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, Theodor. W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.
ROUANET, S.P. Teoria e psicanálise. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2001.
SUAREZ, R. Notas sobre o conceito de bildung (formação cultural). Kriterion. n.112. Belo Horizonte: dez/2005, p.191-198.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.