FORMAÇÃO E ESTILÍSTICA DA EXISTÊNCIA EM NIETZSCHE: ZARATUSTRA E A ARTE DE VIVER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11003

Palabras clave:

Zaratustra, Modo de vida, Estética da existência, Arte de viver, Formação

Resumen

O presente artigo busca iniciar uma investigação que articula duas ideias a partir da filosofia de Nietzsche: por um lado a reflexão sobre educação, formação e cultura; por outro, a centralidade da ideia de vida na produção filosófica. Para tanto serão apresentadas: a) reflexões em torno das ideias de filosofia como modo de vida e estética da existência, pensando Nietzsche junto a Hadot e Foucault; b) considerações nietzschianas a respeito das instituições educacionais; c) o percurso de formação da personagem principal de Assim falou Zaratustra, bem como uma análise de seus discursos que mobilizam uma pedagogia do inconformismo, do incômodo, da destruição e da criação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Araújo Oliveira, UESB

Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Coordena o projeto de pesquisa “Filosofia da arte como estilística da existência: o percurso de Nietzsche e o debate estético de seu tempo”.

Citas

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: N-1 edições, 2018.

FOUCAULT, Michel. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: ______. Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004a, p. 192-217.

_______. Uma estética da existência. ______. Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b, p. 288-293.

GOETHE, Johann Wolfgang Von. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora. 34, 2006.

HADOT, Pierre. Elogio de Sócrates. São Paulo: Loyola, 2012.

_______. Exercícios espirituais e filosofia antiga. São Paulo: É Realizações, 2014.

_______. O que é a filosofia antiga? São Paulo: Loyola, 1999.

_______.. La Filosofía como forma de vida: Conversaciones con Jeannie Carlier y Arnold I. Davidson. Barcelona: Alpha Decay, 2009.

JULIÃO, José Nicolao. Assim falou Zaratustra como poema didático. Estudos Nietzsche, v. 2, n.1, p.43-58, 2011.

LEMOS, Fabiano. Nietzsche, ensaio de uma pedagogia messiânica: sobre as origens e o desenvolvimento do conceito de bildung em sua primeira filosofia da cultura. Tese de Doutorado. UERJ, 2009.

MACHADO, Roberto. Zaratustra, tragédia nietzschiana. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

MARTINS, André. A experiência trágica na quarta parte de Assim falou Zaratustra. In: DIAS, Rosa; VANDERLEI, Sabina; BARROS, Tiago. Leituras de Zaratustra. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2011, p. 447-466.

NIETZSCHE, Friedrich. A filosofia na era trágica dos gregos. São Paulo: Hedra, 2008b.

______. Além do bem e do mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia

das Letras, 1999.

______. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Cia das letras,

______. Ecce homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras,

a.

______. Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009a.

______. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. In: ______. Escritos sobre educação. 4 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2009b, p. 49-160.

______. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo:

Companhia das Letras, 2011.

______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

______. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. São Paulo: Companhia das Letras,

______. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo. São Paulo: Cia das

letras, 2017.

______. Schopenhauer como educador: Considerações extemporâneas III. São Paulo: Martins Fontes, 2020.

RAJOBAC, Raimundo. Bildung enquanto formação estética no jovem Nietzsche. Porto Alegre: Edipucrs, 2014.

WEBER, José F. Formação (bildung), educação experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.

SZONDI, Peter. Ensaio sobre o trágico. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Araújo Oliveira, L. (2022). FORMAÇÃO E ESTILÍSTICA DA EXISTÊNCIA EM NIETZSCHE: ZARATUSTRA E A ARTE DE VIVER. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (27), 113-130. https://doi.org/10.22481/aprender.i27.11003