In(ex)clusão e (des)igualdade na escola: leituras sobre o preconceito racial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15167

Palabras clave:

Racismo, In(ex)clusão, (Des)Igualdade, Formação de professores

Resumen

O artigo analisa as causas do fracasso escolar de alunos negros e pardos como resultante da estigmatização e práticas educacionais discriminatórias, bem como a influência das teorias racistas sobre as mesmas indicando a persistência da desigualdade racial no Brasil. Para tal análise realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, no interior de uma perspectiva sociohistórica, concluindo que, apesar das políticas voltadas ao enfrentamento do racismo fincado na sociedade brasileira, as desigualdades raciais permanecem expressivamente justificando a ênfase na formação de professores para a docência na educação básica voltada ao enfrentamento do preconceito étnico.

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Biografía del autor/a

Rosi Giordano, Universidade Federal do Pará

Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1999).

Glenda Kelly Ribeiro da Silva de Ávila, Universidade Federal do Pará

Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal do Pará (UFPA) na cidade de Belém- PA. Bolsista PROBOLSA (2022-2023) do Projeto de extensão Pedagogia e Justiça Social

Citas

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Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Giordano, R., & Ribeiro da Silva de Ávila, G. K. . (2024). In(ex)clusão e (des)igualdade na escola: leituras sobre o preconceito racial. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 163-181. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15167