Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347

Palabras clave:

Projeto Político-Pedagógico, Sociointeracionismo, Aprendizagem

Resumen

Este trabalho consistiu na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Barro Preto (BA), realizada sob a ótica da abordagem sociointeracionista, no qual buscamos identificar indícios que pudessem evidenciar a preocupação com o desenvolvimento cognitivo do estudante, que segundo Vygotsky (1998), é construído, em parte, pelo processo de maturação do sujeito, mas, também, por meio das influências sociais. Foi realizada uma pesquisa documental e a análise demonstrou que a escola defende o sociointeracionismo de Vygotsky no PPP como norteador pedagógico e considera os quatro pilares da educação destacando a relevância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem e a importância do professor nesse processo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hugo de Souza Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Especialização em Gestão Pública (UESC) e em Gestão do Trabalho Pedagógico (FACSUL). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (2007). É servidor público, atuando como Coordenador Pedagógico na Escola Municipal Domingos Chaves, em Barro Preto/BA. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB. Membro do Grupo de Estudos em Educação Antirracista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, Ensino de História, Coordenação Pedagógica e Administração Pública.

Juliane Freire dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adriana David Ferreira Gusmão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Citas

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

GADOTTI, Moacir, José E. Romão. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. Ed. revista e ampliada - Goiânia: MF Livros, 2008.

KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed. p.43 e 44.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.) Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

VASZONCELLOS, C.S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.

VEIGA, Ilma P. A. Fonseca Marilia (org.). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA, Ilma P. A.; CARVALHO, M. Helena S. O. “A formação de profissionais da educação”. In: MEC. Subsídios para uma proposta de educação integral à criança em sua dimensão pedagógica. Brasília, 1994

VEIGA, Ilma P. A. “Escola, currículo e ensino”. In: I.P.A. Veiga e M. Helena Cardoso (orgs). Escola fundamental: Currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1991.

VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 2009.

VYGOTKSY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CAMPOS, D. M. S., Psicologia da aprendizagem. 34 ed. Rio de janeiro, Vozes, 2005

ARRUDA, M. R. R. A Teoria da Aprendizagem em Piaget. In: MONTEIRO, I. B., AZEVEDO, MARINS, R. O., REZENDE, M. R. K. F. (Orgs.). Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: BK Editora, 2009.

FADUL, W. A. O. A Teoria do Condicionamento Operante de Skinner e as Metodologias Aplicadas no Ensino de Ciências. In: MONTEIRO, I. B., AZEVEDO, MARINS, R. O., REZENDE, M. R. K. F. (Orgs.). Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: BK Editora, 2009.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

de Souza Lima de Oliveira, H., Freire dos Santos, J., & David Ferreira Gusmão , A. (2024). Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 79-90. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347