Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347Palabras clave:
Projeto Político-Pedagógico, Sociointeracionismo, AprendizagemResumen
Este trabalho consistiu na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Barro Preto (BA), realizada sob a ótica da abordagem sociointeracionista, no qual buscamos identificar indícios que pudessem evidenciar a preocupação com o desenvolvimento cognitivo do estudante, que segundo Vygotsky (1998), é construído, em parte, pelo processo de maturação do sujeito, mas, também, por meio das influências sociais. Foi realizada uma pesquisa documental e a análise demonstrou que a escola defende o sociointeracionismo de Vygotsky no PPP como norteador pedagógico e considera os quatro pilares da educação destacando a relevância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem e a importância do professor nesse processo.
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