Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347

Palavras-chave:

Projeto Político-Pedagógico, Sociointeracionismo, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho consistiu na análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do município de Barro Preto (BA), realizada sob a ótica da abordagem sociointeracionista, no qual buscamos identificar indícios que pudessem evidenciar a preocupação com o desenvolvimento cognitivo do estudante, que segundo Vygotsky (1998), é construído, em parte, pelo processo de maturação do sujeito, mas, também, por meio das influências sociais. Foi realizada uma pesquisa documental e a análise demonstrou que a escola defende o sociointeracionismo de Vygotsky no PPP como norteador pedagógico e considera os quatro pilares da educação destacando a relevância do ambiente social e das interações para o desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem e a importância do professor nesse processo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hugo de Souza Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB). Especialização em Gestão Pública (UESC) e em Gestão do Trabalho Pedagógico (FACSUL). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Montenegro (2007). É servidor público, atuando como Coordenador Pedagógico na Escola Municipal Domingos Chaves, em Barro Preto/BA. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação - CNPQ/UESB. Membro do Grupo de Estudos em Educação Antirracista da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, Ensino de História, Coordenação Pedagógica e Administração Pública.

Juliane Freire dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Adriana David Ferreira Gusmão , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

GADOTTI, Moacir, José E. Romão. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. Ed. revista e ampliada - Goiânia: MF Livros, 2008.

KOLL, Marta de Oliveira. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2010.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed. p.43 e 44.

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.) Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da Pesquisa. 2.ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

VASZONCELLOS, C.S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 11ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009.

VEIGA, Ilma P. A. Fonseca Marilia (org.). As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico: novos desafios para a escola. 9ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1998 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

VEIGA, Ilma P. A.; CARVALHO, M. Helena S. O. “A formação de profissionais da educação”. In: MEC. Subsídios para uma proposta de educação integral à criança em sua dimensão pedagógica. Brasília, 1994

VEIGA, Ilma P. A. “Escola, currículo e ensino”. In: I.P.A. Veiga e M. Helena Cardoso (orgs). Escola fundamental: Currículo e ensino. Campinas: Papirus, 1991.

VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 2009.

VYGOTKSY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CAMPOS, D. M. S., Psicologia da aprendizagem. 34 ed. Rio de janeiro, Vozes, 2005

ARRUDA, M. R. R. A Teoria da Aprendizagem em Piaget. In: MONTEIRO, I. B., AZEVEDO, MARINS, R. O., REZENDE, M. R. K. F. (Orgs.). Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: BK Editora, 2009.

FADUL, W. A. O. A Teoria do Condicionamento Operante de Skinner e as Metodologias Aplicadas no Ensino de Ciências. In: MONTEIRO, I. B., AZEVEDO, MARINS, R. O., REZENDE, M. R. K. F. (Orgs.). Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: BK Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

de Souza Lima de Oliveira, H., Freire dos Santos, J., & David Ferreira Gusmão , A. (2024). Um olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico à luz do sociointeracionismo de Vygotsky: um estudo de caso no município de Barro Preto-BA. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, 18(32), 79-90. https://doi.org/10.22481/aprender.i32.15347