A BNCC E O TRAVAMENTO DO PENSAR DEVIR-ALUNO
DOI:
https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8286Palabras clave:
Pensamento, Identidade, AprendizagemResumen
Pela filosofia da Diferença, de Gilles Deleuze, o artigo em questão tem por finalidade tensionar a relação entre a identidade aluno ubíqua no documento normativo da Base Nacional Comum Curricular e o devir-aluno emergente do caos, entendido não como forma do nada, em sentido oposto, consideramos o caos como espaço de criação fugaz para conceitos e sujeitos. Propomos expor o pensamento inerte da recognição conforme Deleuze, posteriormente abordaremos o pensar como campo problemático, para então lançar luz à leitura da BNCC.
Descargas
Citas
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade. Trad: Luiz B. L. Orlandi. Coleção TRANS. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1953.
DELEUZE, Gilles. Proust e Os Signos. Trad: A. C. Piquet e R. Machado. 2 ed. Editora: Forense Universitária. Rio de Janeiro. 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia?. Trad: Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Ed. 34. 2010
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad: Luiz B. L. Orlandi. Edit: 34. São Paulo. 2012
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Trad: Luiz Orlandi e Roberto Machado. Ed. Paz e Terra. 2018
MACEDO, Elizabeth. Base nacional comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e Sociedade. Campinas, v. 36, nº. 133, p. 891-908, out.-dez., 2015
MACEDO, Elizabeth. A Base Nacional Curricular Comum: A falsa oposição entre conhecimento para fazer algo e conhecimento em si. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.32. n.02. p. 45-67. abril-junho 2016
MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 39-58, jan./mai. 2019.
PIASSA, Zuleika Aparecida Claro. O conceito de diferença no currículo escolar: uma reflexão filosófica sobre os fundamentos pedagógicos da BNCC. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília. 2020
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.