O BRINCAR LIVRE EM COMPOSIÇÕES CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVANDO UMA EDUCAÇÃO MENOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8440

Palabras clave:

Brincar-livre, “Criançar”, Aprendizagem inventiva, Currículo menor

Resumen

Este artigo busca tensionar e discutir a ideia do brincar livre como um conteúdo escolar que vem sendo desprezado e invisibilizado pelas proposições curriculares dominantes, seja no ambiente escolar, seja no ambiente domiciliar. Investe no verbo "criançar" como uma condição da infância com todas as suas astúcias, curiosidades, liberdades e potências de criação. Trata-se de uma cartografia que busca traçar o plano comum, assumindo a transversalidade que lhe é necessária. Desse modo, vai ao encontro de dois outros estudos anteriormente produzidos - Baú Brincante e Catadores do Brincar – cujos acervos permitiram, em seus atravessamentos, capturar registros e narrativas de professores participantes que ajudaram a argumentar e a propor composições curriculares “menores”, caras a este estudo atual. Apoiando-se na filosofia da diferença, sobretudo na ideia do “currículo menor”, esse trabalho sinaliza para os necessários movimentos de perspectivar currículos abertos ao "criançar", como modo de afirmar o desejo da criança e os seus processos de singularização.

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Biografía del autor/a

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB) e do Programa de Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP/UESB).

Marilete Calegari Cardoso, UESB

Doutora em Educação (UFBA). Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras – DCHL/ UESB. Doutora em Educação - Universidade Federal da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade – GEPEL/UFBA.

Josemary da Guarda de Souza, UFRB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Assistente em Administração da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Farias Freire Raic, D., Cardoso, M. C. ., & Souza, J. da G. de. (2021). O BRINCAR LIVRE EM COMPOSIÇÕES CURRICULARES NO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVANDO UMA EDUCAÇÃO MENOR. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 121-139. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8440