CONTORNOS E TRANSTORNOS EM FRONTEIRAS FIXANTES: FORMATIVIDADE DOCENTE EM LINHAS BIFURCADAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8749

Palabras clave:

Cartografia, Formação docente, Multiplicidades juvenis

Resumen

O texto apresenta uma proposta de reflexão acerca da formação docente contemporânea atravessada pelo pensamento deleuzo-guattariano e suas ressonâncias. Faz-se um recorte específico na discussão dos fluxos das multiplicidades emancipatórias juvenis durante o processo formacional e seus embates com o desenho curricular instituído. Defende-se que a abordagem cartográfica da pesquisa nesse campo fomenta condições de possibilidades para que modos de vida ganhem ênfase na expressividade formante, interferindo nos acontecimentos aprendentes situacionais da itinerância. Trata-se, pois, de uma leitura com disposição crítica da racionalidade educacional no ambiente formativo.        

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ramires Silva, UNEB

Doutorando em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB.

Citas

ADORNO. W. Theodor. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar, São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ARAÚJO, Alberto Felipe; RIBEIRO, José Augusto Lopes. Educação e formação do humano: bildung e romance de formação. In: ALMEIDA, Cleide Rita Silvério de; LORIERI, Marcos Antônio; SEVERINO, Antônio Joaquim (Orgs) Perspectiva da filosofia da educação, São Paulo: Cortez, p. 72-98, 2011.

ASSIS. Machado de. Memória Póstumas de Brás Cubas, São Paulo: Moderna, 2004.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi; Roberto Machado, Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (1975-1995). Trad. Guilherme Ivo, São Paulo: Editora 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Cartas e outros textos. Trad. Luiz B. L. Orlandi, São Paulo: n-1 Edições, 2018.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa, São Paulo: Editora 34, vol. 1, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, vol. 4, 2012.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2014.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisar a experiência: compreender/mediar saberes experienciais, Curitiba, PR: CRV, 2015.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.) Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação, Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Tradução: Tomaz Tadeu da Silva, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle, Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SILVA, Ramires Fonseca. Cartografias da formação docente: encontro e desencontros rizomáticos, Salvador: Edufba, 2020.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo, 3ª edição, Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

TEDESCO; SADE; CALIMAN. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia (Orgs) Pistas do método da cartografia: a experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, volume 2, p. 92-127, 2016.

VIESENTEINER, Jorge Luiz. Nietzsche e a vivência de tornar-se o que se é, Campinas, SP: Editora PHI, 2013.

WILLIAMS, James. Pós-Estruturalismo. Trad. Caio Liudvik, Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Silva, R. (2021). CONTORNOS E TRANSTORNOS EM FRONTEIRAS FIXANTES: FORMATIVIDADE DOCENTE EM LINHAS BIFURCADAS. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 150-167. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.8749