FILOSOFIA E EDUCAÇÃO E A RESISTÊNCIA AO PRESENTE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9704

Palabras clave:

Filosofia, Educação, Resistência, Deleuze, Guattari

Resumen

Este artigo tem como objetivo situar o pensamento de Deleuze e Guattari acerca da relação entre filosofia e educação delineando o plano de imanência filosófico e a experiência de ensinar e aprender na perspectiva de uma resistência ao presente. Sob tal configuração, visa-se traçar um diagnóstico do nosso tempo, das imagens de pensamento e suas determinações, da máquina de ensino e suas implicações; e investigar as condições imanentes de uma resistência e um combate que nos conecte com um projeto de reversão empirista e crença no devir.

 

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Biografía del autor/a

Zamara Araujo dos Santos, UESB

Doutora em Filosofia pela UNICAMP e PARIS X. Professora Titular de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – DCHL/UESB. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Letras: Educação, Cultura e Linguagens – PPGCel. Pós-doutora em Filosofia Unicamp/Paris 1.

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Santos, Z. A. dos. (2021). FILOSOFIA E EDUCAÇÃO E A RESISTÊNCIA AO PRESENTE. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 41-64. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9704