ONDE OS NOVOS INTELECTUAIS? PENSAMENTO, PANDEMIA E A PEDAGOGIA DE UM APRENDIZADO MALSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9708

Palabras clave:

Intelectuais, pensamento, pandemia, pedagogia, Deleuze, Foucault

Resumen

O que há a aprender sob a situação atípica, distópica de uma doença generalizada, senão talvez, justamente, uma nova condição de pensar e uma nova imagem do pensamento? O conjunto de ideias-chave que marcam a modernidade e o contemporâneo, como as de relativização, de diferencialidade ou divergência, de dissolução e liquefação, de ponto de vista e de perspectiva, em suma, todo esse conjunto de concepções e situações que apontam para uma alteridade, que remetem a um movimento e a uma impermanência, a um fora ou a um devir, parecem de algum modo subitamente reféns da unicidade de um macro ou meta-acontecimento exclusivo. A molaridade pandêmica é um de seus traços mais terríveis. Ou seria ela antes rizomática? Enfim, como pensá-la, ou talvez, questão mais exigente, quem deverá pensá-la, que novos intelectuais o momento está a exigir? Algumas pistas poderão talvez ser encontradas na entrevista entre Foucault e Deleuze, de abril de 1972, intitulada Os intelectuais e o poder.

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Biografía del autor/a

Leonardo Maia, UFRJ

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Filosofia pela PUC-Rio. Pós-doutor em Filosofia Paris 8.

Citas

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Publicado

2021-10-20

Cómo citar

Maia, L. . (2021). ONDE OS NOVOS INTELECTUAIS? PENSAMENTO, PANDEMIA E A PEDAGOGIA DE UM APRENDIZADO MALSÃO. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (25), 279-300. https://doi.org/10.22481/aprender.i25.9708