REFLEXÕES SOBRE OS SUPER-HERÓIS NA EDUCAÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7769

Palavras-chave:

super-herói, educação, inconsciente coletivo, axiologia (ideologia), moralidade

Resumo

Os super-heróis, tão presentes na vida de crianças e adolescentes, têm potencialidades para contribuir no ensino/aprendizado na educação básica. O mito do super-herói e sua influência no inconsciente coletivo, sua dimensão axiológica (ideológica) e sua moralidade fornecem bases para pensar no poder dos super-heróis na educação. Assim, o potencial dos super-heróis é uma realidade a ser explorada na educação de crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Luiz Modesto, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia – UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Professor de Filosofia no ensino fundamental e médio.  

Referências

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. 10. ed. São Paulo:Cultrix/Pensamento, 1997

JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. (Obras completas de C. G. Jung, v.9/1).

PANTERA NEGRA. Direção: Ryan Coogler, 2018.(135 min)

VIANA, Nildo. Axiologia e Inconsciente Coletivo no Mundo dos Super-Heróis. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Maringá/PR., v. 29, 2003.

VINGADORES – ULTIMATO. Direção A. Russo e J. Russo. Marvel Studios. 2019(181 min)

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; FRADKIN, Chris e YUNES, Maria Angela Mattar. Super-heróis como Recursos para Promoção de Resiliência em Crianças e Adolescentes. Psic.: Teor. e Pesq. [online]. 2017, vol.33, e 33425 Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-37722017000100423&script=sci_abstract&tlng=pt acesso em 30/08/2020.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; FRADKIN, Chris e YUNES, Maria Angela Mattar. Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de Super-Heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética Aristotélica das Virtudes. - (Mestrado em Educação) Centro Universitário La Salle - UNILASALLE - Canoas, 2011 - Disponível em: http://biblioteca.unilasalle.edu.br/ docs_online/tcc/mestrado/educacao/2011/ gvweschenfelder. pdf Acesso em: 08/10/2014.

WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei; FRADKIN, Chris e YUNES, Maria Angela Mattar. Além da superaventura: quadrinhos em ambiente escolar. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 5, 2019. ISSN 2447-6943. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/243374 acesso em 16/11/2020

YUNES, Mariana Mattar. A representação de heroísmo negro e expressões de impacto no filme Pantera Negra: análise de conteúdo em uma comunidade de fãs. Diálogo, n. 39, p. 67-82, 2018.Disponível em https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Dialogo/article/view/4931 acesso em 16/11/2020.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Modesto, S. L. . (2020). REFLEXÕES SOBRE OS SUPER-HERÓIS NA EDUCAÇÃO E SUAS POTENCIALIDADES. APRENDER - Caderno De Filosofia E Psicologia Da Educação, (24), 221-230. https://doi.org/10.22481/aprender.i24.7769