A repetição na oralidade como um processo metonímico: um estudo cognitivo-funcional (Repetition in orality as a metonimic process: a cognitive-functional study)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v17i3.5830

Resumo

Neste estudo, investigamos um recurso frequentemente utilizado na oralidade: a repetição, compreendendo-a como um mecanismo que auxilia na interação, gerando novos significados. Para tanto, baseamo-nos, sobretudo, nos estudos funcionalistas, em pressupostos da Linguística Cognitiva e em estudos da Linguística Textual. O nosso objetivo foi analisar qualitativamente como os informantes do Português Culto de Vitória da Conquista utilizam a repetição na construção do texto falado. Nesse sentido, elencamos 06 aspectos funcionais: Reconstituidora I, Reconstituidora II, Distribuidora, Desdobramento, Paralelização e Intensificadora. Ademais, comprovamos as nossas hipóteses de que a repetição (1) auxilia na condução do tópico discursivo a partir de seus aspectos funcionais; (2) é um processo metonímico; e (3) é um processo que possibilita a organização da experiência humana, chegando ao âmbito textual por meio dos atos de fala e produzindo, cognitivamente, estruturas linguísticas dispostas em camadas.
PALAVRAS-CHAVE: Repetição. Oralidade. Funcionalismo. Cognição.

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Biografia do Autor

Lorenna Oliveira Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil); Universidade Federal da Bahia (UFBA/Brasil)

Doutoranda em Língua e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia- UFBA. Mestra em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Cognitiva e Funcionalismo. Possui graduação em Letras Modernas (Português-Inglês) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Foi bolsista de iniciação científica em Sociofuncionalismo e em Linguística Histórica-CNPq/ FAPESB.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb/Brasil)

Valéria Viana Sousa é doutora em Letras (área de concentração em Linguística e Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professora Titular da Área de Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua no curso de graduação de Letras, no Programa de Pós-graduação de  Linguística (PPGLin) e no ProfLetras. É  coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

SANTOS, L. O.; SOUSA, V. V. A repetição na oralidade como um processo metonímico: um estudo cognitivo-funcional (Repetition in orality as a metonimic process: a cognitive-functional study). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 17, n. 3, p. 61-84, 2019. DOI: 10.22481/el.v17i3.5830. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/5830. Acesso em: 22 dez. 2024.