IDENTIDADES E CRENÇAS SOBRE SER E APRENDER A SER PROFESSOR DE INGLÊS

NARRATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Luciana Kinoshita Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11106

Palavras-chave:

Identidades; Crenças; Formação de professores; Narrativas; Letras Inglês.

Resumo

Investigamos as identidades e as crenças de alunos de Letras Inglês da Unifesspa. O objetivo foi compreender como as crenças desses graduandos sobre como ser e aprender a ser professor de inglês estão relacionadas ao processo de formação de suas identidades docentes. A pesquisa bibliográfica foi baseada em estudos da Linguística Aplicada. Desenvolvemos um estudo de caso utilizando narrativas. Resultados apontam que as identidades profissionais dos sujeitos estão sendo construídas a partir das crenças que eles formaram e modificaram ao longo do curso por meio de suas próprias vivências passadas e presentes em ensinar e aprender idiomas em diferentes contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Kinoshita, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Referências

ALMEIDA FILHO, J.C.P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 6ª ed. Campinas: Pontes, 2010.

ANDRADE, J.A.A. O papel das narrativas na aprendizagem da docência: um enfoque no aspecto das interações humanas. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 311-326, set./dez., 2013.

ARAGÃO, R. Emoções e pesquisa narrativa: transformando experiências de aprendizagem. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 8, n. 2, p. 295-320, 2008.

BAMBERG, M. Identity and narration. In: HÜHN, P. et al (ed.). Handbook of narratology. Berlin: W. de Gruyter, 2009. p. 132-143.

BARCELOS, A.M.F. Beliefs, emotions, and identities: unveiling the relationship between language learning beliefs, emotions, and identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, v. 5, n. 2, p. 301-325, 2015.

______. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007.

BARCELOS, A.M.F. Narrativas, crenças e experiências de aprender inglês. Linguagem & Ensino, v. 9, p. 145-175, 2006.

BARCELOS, A.M.F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, Lingüística Aplicada e ensino de línguas. Linguagem & Ensino, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004.

BARCELOS, A.M.F. Metodologia de pesquisa das crenças sobre a aprendizagem de línguas: estado da arte. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 1, n. 1, p. 71-92, 2001.

BARROS, L.K. Motivação e autonomia no processo de formação de professores de inglês como língua estrangeira. 2014. Relatório parcial de projeto de pesquisa – Instituto de Letras, Linguística e Artes –ILLA, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, Campus de Marabá, Marabá, 2014.

BARKHUIZEN, G.; BENSON, P.; CHIK, A. Narrative inquiry in language teaching and learning research. 1st ed. New York; Routledge, 2014.

BENSON, P.; BODYCOTT, P. BROWN, J. Second language identity in narratives of study abroad. London: Palgrave Macmillan, 2013.

BRASIL. Lei nº 12.824, de 5 de junho de 2013. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, por desmembramento da Universidade Federal do Pará - UFPA, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, p. 05, seção 1, n.º 107, 6 de junho de 2013.

BROCKMEIER, J.; CARBAUGH, D.A. (ed.). Narrative and identity: studies in autobiography, self and culture. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001.

CORACINI, M. J. O olhar da ciência e a construção da identidade do professor de língua. In: CORACINI, M. J.; BERTOLDO, E. S. (org.). O desejo da teoria e a contingência da prática: discursos sobre e na sala de aula (língua materna e língua estrangeira). Campinas: Mercado de Letras, 2003.

DRISKO, J.W.; MASCHI, T. Content analysis. New York: Oxford University Press, 2016.

FENG TENG, M. Autonomy, agency, and identity in teaching and learning English as a foreign language. 1st ed. Singapore: Springer Singapore, 2019.

HALL, S.; DU GAY, P. (ed.). Questions of cultural identity. London/ Thousand Oaks/ New Delhi: SAGE Publications, 2003.

GIL, J. Soft power and the worldwide promotion of Chinese language learning beliefs and practices: the Confucius Institute Project. Bristol: Multilingual Matters, 2017.

GINGER, C. Interpretive content analysis: stories and arguments in analytical documents. In: YANOW, D.; SCHWARTZ-SHEA, P.(ed.). Interpretation and method: empirical research methods and the interpretive turn. New York: M.E. Sharpe, 2006. p. 341–349.

HALSE, C. A process of (un)becoming: life history and the professional development of teachers. In: BATHMAKER, A.M.; HARNETT, P. (ed.) Exploring learning, identity and power through life history and narrative research. Abingdon/ New York: Routledge, 2010. p. 25-38.

HÜHN, P. et al (ed.). Handbook of narratology. v. 1. 2nd ed. Berlin: De Gruyter, 2014.

HYLAND, K. Narrative, identity and academic storytelling. ILCEA Revue de l’Institut des langues et cultures d'Europe, Amérique, Afrique, Asie et Australie, v. 31, n. 1, p. 1-16, 2018.

JOHNSON, K.E. Second language teacher education: a sociocultural perspective. New York; London; Routledge, 2009.

JOHNSON, K.E.; GOLOMBEK, P.R. (ed.). Teachers' narrative inquiry as professional development. 1st ed. New York: Cambridge University Press, 2002.

JOHNSON, K.E.; GOLOMBEK, P.R. Re-conceptualizing teachers’ narrative inquiry as professional development. PROFILE, Bogotá, v. 19, n. 2, p. 15-28, jul./dez., 2017.

KALAJA, P. ‘Dreaming is believing’: the teaching of foreign languages as envisioned by student teachers. In: KALAJA, P. et al. Beliefs, agency and identity in foreign language learning and teaching. Macmillan; Palgrave, 2015. p. 124-146.

KALAJA, P. et al. Key issues relevant to the studies to be reported: beliefs, agency and identity. In: KALAJA, P. et al. Beliefs, agency and identity in foreign language learning and teaching. Macmillan; Palgrave, 2015. p. 08-26.

______. Beliefs, agency and identity in foreign language learning and teaching. Hampshire; Palgrave Macmillan, 2015.

KALAJA, P.; BARCELOS, A.M.F. (ed.). Beliefs about SLA: new research approaches. 1ª ed. New York; Springer Netherlands, 2006.

KINOSHITA, L. Crenças e expectativas sobre ensinar/aprender a ser professor de língua estrangeira (Representações de graduandos, formadores e agentes governamentais: o caso da formação docente inicial na Unifesspa). 2018. 774 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

LEFFA, V.J. Identidade e aprendizagem de línguas. In: SILVA, K.A.; DANIEL, F.G.; KANEKO MARQUES, S.M.; SALOMAO, A.C.B. (org.). A formação de professores de línguas-novos olhares. São Paulo: Pontes, 2012, p. 51 -81.

LEFFA, J.V. Criação de bodes, carnavalização e cumplicidade: considerações sobre o fracasso da LE na escola pública. In: LIMA, D. C. (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo; Parábola, 2011. p. 15-32.

LIMA, D. C. (org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo; Parábola, 2011.

MAJCHRZAK, O. Learner identity and learner beliefs in EFL writing. Cham: Springer International Publishing, 2018.

MIANOWSKI, J.; BORODO, M.; SCHREIBER, P. (ed.). Memory, identity and cognition: explorations in culture and communication. 1st ed. Cham: Springer International Publishing, 2019.

MIHAELA, V.; ALINA-OANA, B. (When) teachers’ pedagogical beliefs are changing? Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 180, p. 1001–1006, 2015.

MURRAY, G.; GAO, X.; LAMB, T. (ed.). Identity, motivation and autonomy in language learning. Bristol/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2011.

NORTON, B. Identity and language learning: extending the conversation. 2nd ed. Bristol: Multilingual Matters, 2013.

O’CONNOR, C.; WEATHERALL, J.O. The misinformation age: how false beliefs spread. New Haven/ London: Yale University Press City, 2018.

PAIVA, V.L.M.O. Identity, motivation and autonomy in second language acquisition from the perspective of complex adaptive systems. In: MURRAY, G.; GAO, X.; LAMB, T. (ed.). Identity, motivation and autonomy in language learning. Bristol: Multilingual Matters, 2011. p. 57-72.

PAJARES, M.F. Teachers’ beliefs and educational research: cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, v. 62, n. 3, p. 307–332, 1992.

PAVAN, C.A.G. Quem sou eu?: identidade e (trans) formação de professores de línguas no Brasil. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF CRITICAL APPLIED LINGUISTICS – ICCAL, I., 2015, Brasília. Anais. Brasília: 2015. p. 891-910.

RICHARDS, J.C.; GALLO, P.B.; RENANDYA, W.A. Exploring teachers` beliefs and the processes of change. PAC Journal, v. 1, n. 1, p. 41-58, 2001.

RICHARDSON, V. The role of attitudes and beliefs in learning to teach. In: SIKULA, J. (ed.). Handbook of research on teacher education. 2nd ed. Macmillan: New York, 1996. p. 102-119.

RUOHOTIE-LYHTY, M. Stories of change and continuity: understanding the development of the identities of foreign language teachers. In: KALAJA, P. et al. Beliefs, agency and identity in foreign language learning and teaching. 1st ed. Basingstoke/ New York: Palgrave Macmillan, 2015. p. 172-201.

SCHREIER, M. Qualitative content analysis in practice. London: SAGE Publications, 2013.

SHERIDAN, L. Exploring pre-service teachers’ perceptions of teacher qualities in secondary education: a mixed-method study. 2011. 420f. Tese (Doutorado em Filosofia), University of Canberra, Bruce, 2011.

SILVA, K.A. Crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas na Lingüística Aplicada: um panorama histórico dos estudos realizados no contexto brasileiro. Revista de Educação, v. 9, n. 9, p. 48-62, 2006.

SILVA, T.T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2009.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença a perspectiva dos estudos culturais. 13ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 7- 72.

WORTHAM, S. Learning identity: the joint emergence of social identification and academic learning. New York: Cambridge University Press, 2006.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Kinoshita, L. (2023). IDENTIDADES E CRENÇAS SOBRE SER E APRENDER A SER PROFESSOR DE INGLÊS: NARRATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11106

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados