A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DE ALUNOS NO ENSINO SECUNDÁRIOS GERAL POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11204

Palavras-chave:

Avaliação. Objetivos de Aprendizagem. Avaliação das Aprendizagens. Modalidades de Avaliação. Plano de Aula.

Resumo

RESUMO: A avaliação no campo da educação é uma ação que era praticada no período da Idade Média, mas tem a sua génese formal no século XVII e assumida como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem desde o século XIX, com o nascimento da instituição escolar. O estabelecimento de objetivos de aprendizagem, de forma evidente e concisa, é uma forma de garantir um processo da avaliação das aprendizagens com um grau de sucesso satisfatório. Neste sentido, o estudo argumenta que existe uma ligação entre a avaliação descrita no plano de aula e os de objectivos de aprendizagem preconizados nesse documento guia do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o processo avaliativo consiste, na essência, em validar o grau de alcance das metas, sob a forma de produtos de aprendizagem dos alunos. Esta investigação científica, essencialmente quali-quantitativa, escrutina 20 Planos de Aula produzidos por 10 estudantes universitários moçambicanos (dois planos por estudante) inscritos na cadeira de Estágio II, que desenvolveram as suas Práticas Pedagógicas na nas escolas do Ensino Secundário Geral em Maputo, no ano 2021. A principal conclusão a que estudo chega é de que os pupilos inqueridos não avaliam adequadamente as aprendizagens dos seus alunos, posto que os exercícios que compõem a avaliação fixada pelos estudantes universitários não interceptam os objectivos de aprendizagem previamente estabelecidos.

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Biografia do Autor

Nelson Maurício Ernesto, Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Doutor em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Docente e investigador da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo - Moçambique).
 

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Ernesto, N. M. . (2023). A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DE ALUNOS NO ENSINO SECUNDÁRIOS GERAL POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MOÇAMBICANOS NA ÁREA DE FORMAÇÃO . fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11204

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados