“SERENDIPIDADES!” E OUTROS FRUTOS ESTRANHOS QUE SE PRODUZEM EM "UM DEFEITO DE COR", DE ANA MARIA GONÇALVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11361

Palavras-chave:

decolonialidade; metaficção historiográfica; pós-autonomia.

Resumo

Neste artigo, realizamos uma análise do romance Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, acerca da relação entre as linguagens do prólogo intitulado “Serendipidades!” e a metaficção historiográfica que o sucede. Enquanto o primeiro surge da escrevivência do eu-autoral-personagem criado por Gonçalves, a segunda se vale de uma autoconsciência da textualidade da história, a qual estamos chamando de metaficção historiográfica decolonial, pois emerge da narrativa em primeira pessoa de Kehinde, uma mulher negra escravizada no século XIX. A contiguidade entre essas duas linguagens acaba gerando um “fruto estranho”, que parece demandar uma metodologia hibridizada entre abordagens pós-modernas e decoloniais. uma vez que uma perspectiva que trate a literatura como um campo cristalizado dificilmente dará conta de elucidá-lo. Assim, propomos um método que aborda o literário como uma instância pós-autônoma, questionando o papel da literatura na realidade concreta e examinando a ficcionalidade como uma sombra dessa realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutorando em Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor Efetivo na Educação Básica de Língua Portuguesa no Estado do Mato Grosso (SEDUC-MT).

Divanize Carbonieri, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora-associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem e do Departamento de Letras/Campus Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso.

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In:. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sérgio Micelli et al. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. p. 99-181.

DUSSEL, Enrique. “Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação”. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 31, n. 1. 2016. p. 51-73.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (Org.). Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

GARRAMUÑO, Florencia. A literatura fora de si. Frutos estranhos. Rio de Janeiro: Rocco, 2014, p. 16-24.

GENETTE, Gerard. Paratextos editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor. 15ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.

GRACIANO, Igor Ximenes. Autoficção no Brasil: rasuras do termo na produção crítica das contemporaneidades periféricas. Itinerários. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/14749Araraquara, n. 52, 2021. p. 49-63. Acesso em: 28/08/2022.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais. 2008. Disponível em: http://journals.openedition.org/rccs/697. Acesso em: 28/08/2022.

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 31, n. 1. 2016, p. 25-49.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1991.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Organização Jovita Maria Gerheim Noronha; Trad. Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2 ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LUDMER, Josefina. Literaturas postautónomas 2.0. Propuesta Educativa, número 32. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. Buenos Aires, 2009. p. 41-45.

REIS, João José. “Há duzentos anos: a revolta escrava de 1814 na Bahia”. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 15, n. 28, p. 68-115, jan./jun. 2014.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas gerais globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almedina, 2009.

VIEIRA, Padre António. “O Sal da Terra”. Sermões. Disponível em: https://lusografias.wordpress.com/2010/04/11/padre-antonio-vieira-o-sal-da-terra/. Acesso em: 23/08/2022.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Santos, V. F. dos, Carbonieri, D., & Pereira, V. C. . (2023). “SERENDIPIDADES!” E OUTROS FRUTOS ESTRANHOS QUE SE PRODUZEM EM "UM DEFEITO DE COR", DE ANA MARIA GONÇALVES. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11361