ENSAIO PARA UMA PESQUISA ERGOLÓGICA

EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11573

Palavras-chave:

Brasil, Educação, Ergoengajamento, Experiência, Pandemia

Resumo

Apresentamos como tema a fala de uma professora de filosofia de escola em tempos pandêmicos no Brasil. Delimitando a investigação em não buscar resolver a problemática da educação, o objetivo neste trabalho colocar em questão o testemunho da experiência em educação na pandemia. Na composição teórica utilizaremos John Dewey (1985) para fundamentar a defesa de que nada pode pré-determinar a atividade viva. Buscamos em Abdallah Nouroudine (2002), Josiane Boutet e Bernard Gardin (1998), Yves Schwartz (2014, 2011, 2010) e Philippe Zarifian (2015) a identificação do testemunho da linguagem no e sobre o trabalho e as (re)normalizações interpretadas na dimensão do corpo-si e da escola, durante a pandemia como uma manifestação de ergoengajamento. Como método dialético a pesquisa é aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos bibliográficos, documentais e abordagem qualitativa. O corpus corresponde ao testemunho por onde analisaremos e concluímos previamente que a experiência educacional e seu movimento vivo tem papel fundamental nas transformações sociais, como alertou Maria Cecília Pérez de Souza e Silva (2002), e, que as renormatizações aplicadas na luta pelo não abandono da educação nesse momento histórico entendidos como uma cooperação em ação laboral e científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Nascimento Souza, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa Produção e Recepção do Texto Literário; Bolsista CAPES modalidade II, faz parte do grupo de pesquisa CNPQ Acervo Literário Josué Guimarães: Memória Literária e Catalogação Digital. Possui mestrado em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2018), e, graduação em Museologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Registro profissional: COREM/RS: 0257-I.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor permanente no PPG em Letras da Universidade de Passo Fundo (RS)

Referências

BOUTET, Josiane; GARDIN, Bernard. Une linguistique du travail. In: BORZEIX, A.; FRAENKEL, B. (Coord.) Langage et Travail: communication, cognition, action. Paris: CNRS Editions, p. 89-111. 1998.

DEWEY, John. Experiência e natureza. In: Experiência e natureza; Lógica: a teoria da investigação; A arte como experiência; Vida e educação; Teoria da vida moral. Coleção Os Pensadores. Traduções de Murilo Otávio Paes Leme, Anísio S. Teixeira, Leonidas Gontijo de Carvalho. – 2. Ed. – São Paulo: Abril Cultural. 1985a.

DEWEY, John. Vida e educação. In: Experiência e natureza; Lógica: a teoria da investigação; A arte como experiência; Vida e educação; Teoria da vida moral. Coleção Os Pensadores. Traduções de Murilo Otávio Paes Leme, Anísio S. Teixeira, Leonidas Gontijo de Carvalho. – 2. Ed. – São Paulo: Abril Cultural. 1985b.

FICHTE, Johann Gottlieb. Da capacidade linguística e da origem da linguagem. Organização, tradução, notas e posfácio de Ricardo Barbosa. – São Paulo: Paulus. 2017.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de Dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyolla. 2012.

GUÉRIN, François Trabalho, tarefa, atividade. In: ______. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Blucher: Fundação Vanzolini, p. 7-46. 2001.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2012.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-ESILVA, M.; FAÏTA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, p. 17-30. 2002.

PRODANOV, Cléber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale. 2013.

ROUSSEAU, Jean-Jacques Discurso sobre as ciências e as artes: discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução Roberto Leal Ferreira. –São Paulo: Martin Claret. 2010.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social. Tradução Ana Resende. – São Paulo: Martin Claret. 2013.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: Ed. UFF. 2010b.

SCHWARTZ, Yves. Manifesto por um engajamento. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. (Orgs.). Clínicas do trabalho: novas perspectivas para compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Atlas, p. 132- 166. 2011.

SCHWARTZ, Yves. Motivações do conceito de corpo-si: corpo-si, atividade, experiência. Letras De Hoje. 2014.

SOUZA-E-SILVA, Maria Cecília Pérez de. A dimensão linguageira em situações de trabalho. In: SOUZA-E-SILVA, M.; FAÏTA, D. Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, p. 61-76. 2002.

ZARIFIAN, Philippe. Intercompréhension et coopération dans le travail. In: ZARIFIAN, Philippe Le travail et la compétence: entre puissance et contrôle. 3. ed. Paris: Presses Universitaires de France, p. 53-62. 2015.

Downloads

Publicado

2023-05-05

Como Citar

Souza, M. N. ., & Cesar de Freitas, E. . (2023). ENSAIO PARA UMA PESQUISA ERGOLÓGICA : EXPERIÊNCIA E EDUCAÇÃO NA ESCOLA. fólio - Revista De Letras, 14(2). https://doi.org/10.22481/folio.v14i2.11573

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados