Escola, diversidade e formação docente: um olhar sobre os multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.13405

Palavras-chave:

Escola, Formação Docente, multiletramento, Interculturalidade

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões sobre o seguinte questionamento: de que maneira a formação de professoras e professores pode contribuir para o reconhecimento e a valorização das diferenças culturais nos contextos escolares e, consequentemente, sociais, sem perder de vista sua valorização enquanto profissional? Esta reflexão se justifica na necessidade de formação docente adequada a contextos sociais atuais. As considerações elencadas têm como objetivo refletir sobre a importância da formação dos educadores para atuar frente a diversidade na escola. Para tanto seguimos a metodologia de análise bibliográfica fazendo a abordagem da diversidade no contexto escolar, práticas de letramento e multiletramento e a interculturalidade descrevendo e discutindo autores como Candau (2012), Rojo e Moura (2012) e Kleiman e Santos (2019). Como resultado, o artigo traz sugestões para pensar criticamente a escola e a indicação do multiletramento como poderosa ferramenta na busca de atender a necessidade de transformação do perfil educacional e a urgência de construirmos novas formas de ler e escrever, que contemplem as diversas culturas até então silenciadas.

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Biografia do Autor

William Jônatas Vidal Coutinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

Professor e Intérprete de Libras. Desenvolve pesquisa e extensão relacionadas às línguas de sinais, linguística e estudos surdos. É mestre em Educação pelo PPGEA UFRRJ e atualmente está cursando doutorado em difusão do conhecimento na Universidade Federal da Bahia. É professor efetivo na área de linguística na Universidade Federal do Amapá. Participa do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Sociedade - GEICES.

Andrea [Barreto Borges], Instituto Federal da Bahia

Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, pela UNEB. Doutoranda em Estudo de Linguagens, pelo PPGEL - UNEB. Docente EBTT de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Santo Antônio de Jesus. Membro do grupo de estudos e pesquisas DIALATEC (IFBA-Valença). Santo Antônio de Jesus, BA, Brasil. E-mail: deabborges@gmail.com ou andreabarreto@ifba.edu.br

Referências

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Publicado

2024-12-21

Como Citar

Vidal Coutinho, W. J., & Borges, A. B. (2024). Escola, diversidade e formação docente: um olhar sobre os multiletramentos. fólio - Revista De Letras, 15(2). https://doi.org/10.22481/folio.v15i2.13405

Edição

Seção

VERTENTES & INTERFACES II: Estudos Linguísticos e Aplicados